Reunião projeta avanços na rede de ensino

Seduc e SME priorizam ajustes de vagas em Passo Fundo pela Central de Matrícula

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Representantes da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e da Secretaria Municipal de Educação (SME) realizaram ontem uma reunião para definir ações futuras em Passo Fundo. A atividade coordenada pela 7ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) teve a participação da Coordenadora da Demanda Escolar da Seduc, Marsia Sulzbacher, da Coordenadora da 7ª CRE, Marlene Silva Silvestrin, e do Secretário Municipal de Educação, Edemilson Brandão.

Na reunião as entidades iniciaram um diálogo para a composição conjunta da Central de Matrículas. “O secretário já manifestou interesse em firmarmos essa parceria, com uma Central de Matrículas articulada com todas as vagas disponíveis no município e isso traria para a população uma transparência de critérios. Esse sistema uniforme e informatizado expõe uma gestão preocupada com as vagas do ensino público e o seu melhor acesso para todos”, explicou a coordenadora Marsia Sulzbacher. 

A integração entre a rede estadual e municipal garantiria facilidades aos pais e responsáveis na escolha da escola, e ainda oportunizaria o mapeamento de informações que irão auxiliar no planejamento educacional. Atualmente, a Central de Matrículas possuiu somente o mapeamento das escolas, e das vagas, da rede estadual. O termo de cooperação visa o atendimento da demanda de matrículas no ensino fundamental, médio e educação profissional por meio do sistema informatizado. A coordenadora da 7ª CRE, Marlene Silva Silvestrin, reforça a importância da comunicação entre os organismos responsáveis pelos ajustes e avanços da educação. “Avaliamos como prioritário a garantia do direito a educação, e a Central de Matrículas possibilita aos pais um sistema eficaz e rápido de diagnóstico da escola ideal para o seu filho. Celebrar essas tratativas do acordo com o Município traduz a possibilidade concreta de reafirmamos um ensino público de qualidade”, concluiu a coordenadora da 7ª CRE Marlene Silvestrin. No encontro também foi reforçado a responsabilidade compartilhada entre Munícipio e Estado para os ajustes do ensino fundamental, conforme a Lei nº 9.394/96 que regulamenta o regime de colaboração entre ambos. 

Gostou? Compartilhe