O Hospital São Vicente realizou ontem a festa de um ano das gêmeas siamesas Kerolyn e Kauany Ribeiro do Amaral. Os parabéns às “pequenas guerreiras” ecoaram no corredor da Pediatria. Também não era para menos. Os participantes da festa; pais, avós, tias, primos, equipe de enfermagem, médicos estavam felizes e emocionados ao olhar para as aniversariantes. A comemoração alegrou a todos. A torta e a decoração foram providenciadas pela equipe de enfermagem da Pediatria. Os salgadinhos ficaram por conta dos pais.
Em meio a sorrisos largos e olhos brilhantes, o diretor médico do HSVP, Dr. Rudah Jorge cantou os parabéns e recebeu de Adriana, que estava com uma das meninas no colo, um dos primeiros pedaços de torta. Ao evidenciar o fato de que o Hospital São Vicente realizou a primeira cirurgia de separação de gêmeas do interior do Rio Grande do Sul, Dr. Rudah disse que o procedimento mostrou a qualidade da medicina do HSVP e a alta preparação da equipe médica e de apoio à cirurgia. “Esse fato caracteriza Passo Fundo como grande centro médico, mas não queremos parar por aí. Nós queremos que o município se transforme num centro de ensino médico, e com a vinda de uma universidade federal será possível se obter essa referência”.
Kauany passou na frente da irmã na quantidade de dentes, são sete contra seis da Kerolyn. Já a Kerolyn ganhou no peso, enquanto ela pesa 6.8 quilos a irmã está com 5.6 quilos. Para o cirurgião pediátrico, Dr. Gustavo Pileggi Castro o momento é mesmo para comemorar. “Elas representam a estatística de um caso para cada 50 mil nascimentos e vê-las assim é uma grande vitória. As gêmeas se tornaram parte de meu dia a dia, são raras as vezes que não passo pelo quarto delas. Agora é só aguardar mais um pouco, que bem logo elas estarão em casa”. A mãe Adriana Ribeiro disse que a intenção era comemorar em casa, mas que o mais importante é que as filhas estão saudáveis e são bem cuidadas pela equipe de enfermagem do HSVP. “Nossa expectativa era levá-las para casa ainda no Natal, mas sabemos da importância delas ficarem aqui até a recuperação completa. Hoje comemoramos com muita alegria, pois foram 365 dias em que eu chorei, sorri e passei noites em claro”, salientou.
A avó materna Ana Zonta e a paterna Rosicler Silva, ambas de Marau, relataram a emoção em comemorar o primeiro ano de vida das netas. Ana, não vê a hora das meninas receberem alta para dar um pouco da famosa balda de avó. “Eu quero dar muito carinho! Aquele carinho de avó sabe? Sei que às vezes não é muito bom, pois deixa as crianças com manias, mas são tão fofas. Sonho com o dia em que elas poderão ir lá em casa, vai ser uma alegria tão grande que nem posso descrever”, contou Ana.
As técnicas de enfermagem da Pediatria do HSVP recebem mensalmente uma escala para permanecer no quarto das gêmeas 24 horas por dia. Elis Regina e Marelize Woivoda são as profissionais que no momento dividem o tempo no cuidado das meninas. Com outras duas filhas pequenas, Adriana e Juliano Amaral e Silva dividem as tarefas de casa e o tempo é regrado para conseguirem visitar as meninas semanalmente.
Cirurgia
A cirurgia de separação das gêmeas siamesas Kerolyn e Kauany foi realizada no dia 02 de outubro de 2012 no Hospital São Vicente de Paulo. Elas eram unidas por todo o abdômen, desde o fígado, os intestinos, a parte da bexiga e a genitália. A parte óssea era separada completamente, o que permitiu manter as duas perfeitas. Todo o procedimento foi realizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).