Semana foi a mais quente do ano

Máximas dos últimos três dias foram superiores a 33ºC. Janeiro termina com chuvas abaixo da média

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Uma semana de calor e baixa umidade relativa do ar. Assim, foram os últimos dias do mês de janeiro. De terça-feira (28) a quinta-feira (31) as temperaturas máximas ficaram próximas aos 33ºC na Estação Meteorológica da Embrapa Trigo/Inmet. A terça-feira registrou a temperatura mais alta do ano, 33,5ºC. Conforme o observador meteorológico Ivegndonei Sampaio, a semana também for marcada pela baixa umidade relativa do ar à tarde. 

Para hoje, a previsão é de aumento da nebulosidade, mas máximas ainda fica em torno de 33ºC, segundo Sampaio. “No sábado, uma frente fria que se forma no Sul e Oeste do Estado e que deve espalhar nuvens carregadas para o Norte, pode até mesmo provocar pancadas de chuva em áreas isoladas, não de quantidade significativa no final da tarde e à noite”, avisa o observador.

O domingo será de parcialmente nublado e alguns momentos de encoberto, com pancadas de chuva e períodos de melhoria, “só que chuvas podem ser mal distribuídas e em áreas isoladas e até mesmo não ser de quantidade significativa. Mas é uma frente fria, por isso é preciso torcer para que chegue de maneira uniforme porque são praticamente 23 dias sem chuva”, comenta. A última chuva bem distribuída e de quantidade significativa em Passo Fundo foi dia 8 de janeiro. Neste dia, foram registrados 26 milímetros.

No mês de janeiro foram registrados 101,4 milímetros de chuva, o que representa 67% da média histórica para o mês, que é de 149,7 milímetros. Outro ponto a ser lembrado é que a média da temperatura nas 24 horas ficou um grau abaixo da média para janeiro.

Prognóstico
Um prognóstico enviado na tarde de terça-feira pelo 8º Disme/Inmet/UFPel mostra que fevereiro ainda será de chuvas um pouco abaixo da média na região. “As temperaturas máximas também não serão tão altas como é típico. Será semelhante a janeiro, nada de 34,5ºC ou 35ºC como é de costume”, ressalta o observador.

Tal como foi em janeiro, o próximo mês será de manhãs mais frias. “A manhã do dia 27 de janeiro, por exemplo, teve a temperatura mais baixa registrada em janeiro, de 11,5ºC e à tarde a máxima foi de 24ºC. Um domingo com temperatura típica de outono”, completa.
O prognóstico completo, com as previsões para os meses de janeiro, fevereiro e março deve ser divulgado na próxima semana.

 

Gostou? Compartilhe