PAC é restruturado para beneficiar quem mais precisa

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O Programa Apoiar e Comprometer-PAC, promovido pela Prefeitura de Passo Fundo, está sendo revisado e regularizado a partir de uma determinação feita, esta semana, pelo prefeito Luciano Azevedo. A visão da administração é que o projeto deve beneficiar, de fato, pessoas com maior necessidade.

O PAC tem como objetivo principal oferecer oportunidades de trabalho a pessoas com baixa escolaridade, através de atividades profissionais e cursos de qualificação. Porém, nos últimos anos, ocorreram desvios neste objetivo e muitos dos beneficiados não estão de acordo com os requisitos básicos de inclusão social, sendo que, em alguns casos, até mesmo pessoas com curso superior estariam recebendo valores, indevidamente, através do programa.

Para reverter este quadro, a Secretaria de Cidadania e Assistência Social realizou uma triagem dos 164 cadastros que atualmente pertencem ao PAC e constatou que 74 pessoas estão fora do perfil, que visa atender analfabetos ou quem possui até a quinta série do ensino fundamental. Conforme esclarece a secretaria de Cidadania e Assistência Social, Nelí Formighieri, o período total de beneficiamento pelo programa é de dois anos. “Para que esta pessoa possa sair com melhor formação para continuar sua vida, oferecemos atividades e cursos profissionalizantes. Assim não dependerá do programa para sua sobrevivência e terá oportunidades para se inserir no mercado de trabalho”, disse. Ela ainda explica que aqueles que hoje estão fora do perfil serão substituídos por quem realmente está em vulnerabilidade social e precisa do programa para ser novamente integrado à sociedade, através de atividades ligadas aos serviços gerais.

Para ingressar no PAC, é preciso possuir cadastro junto ao um dos CRAS – Centros de Referência de Assistência Social, onde é feita avaliação por assistente social e psicólogos. Participantes também não podem receber outro tipo de benefício público como, por exemplo, aposentadoria. No total, 200 vagas são disponibilizadas para este programa.

Gostou? Compartilhe