Coordenaria do Idoso inicia atividades

Os representantes dos grupos também conheceram os professores e a forma como serão desenvolvidas as atividades em 2013

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A primeira reunião do ano da Coordenadoria do Idoso, com a presença dos presidentes dos 51 grupos de convivência, ocorreu nesta segunda-feira (18). No encontro, o Chefe de Gabinete da Prefeitura, Gilberto Gosch, reforçou o compromisso do Governo Municipal com os grupos de terceira idade e apresentou a nova coordenadora, Candida Bertoncello. Os representantes dos grupos também conheceram os professores e a forma como serão desenvolvidas as atividades em 2013, além de ouvir uma palestra sobre motivação depois dos 60 anos e alimentação saudável.

Os grupos de convivência funcionam como uma extensão do Dati - Departamento de Atenção à Terceira idade, vinculado à Coordenadoria do Idoso. São disponibilizadas oficinas em diferentes bairros e nos oito distritos de Passo Fundo. Os integrantes dos grupos podem participar de oficinas que acontecem duas vezes por semana nos bairros ou todos os dias no salão do Dati, que fica junto à Semcas. Atualmente, 25 professores desenvolvem 6 oficinas, incluindo alongamento, artesanato, Danças de salão e coreografadas e contação de histórias.

De acordo a coordenadora, Candida Bertoncello , a meta para este ano é diversificar as oficinas e promover atividades em que os integrantes tenham contato com a comunidade. “Queremos aumentar o número de participantes, de oficinas e a primeira atividade que será colocada em prática será a contação de histórias. A idéia é que os integrantes visitem hospitais e escolas”, explica Candida.

Cerca de 3 mil idosos participam das oficinas que são gratuitas. A Coordenadoria do Idoso trabalha para que eles sintam-se valorizados. “Essas atividades, para quem está na terceira idade, significa qualidade de vida, saúde, disposição e depressão bem longe”, conta.

José Antonio Chaves coordena o Grupo Sol da Vida, na Vila Luiza, onde 58 idosos participam das oficinas. Há quatro anos ele integra o grupo, incentivado pela esposa que é integrante há 17 anos. “Me aposentei, criei os filhos e assim como muitas pessoas tive o sentimento que a vida terminou. Entrei para o grupo e encontrei uma nova família, voltei a ter alegria de viver ”, afirma José Antonio.

No Grupo Sol da Vida, assim como nos outros, eles realizam festas e promoções para arrecadar dinheiro para viagens. Neste mês, 44 integrantes passaram 10 dias em Meia Praia. Os interessados em participar devem fazer a inscrição nos grupos de convivência, no bairros, ou na Coordenadoria do Idoso que fica junto à Semcas, na Rua Teixeira Soares, 625, antigo quartel do exército.

Gostou? Compartilhe