Mais de 16 mil doações de sangue em 2012

Uma média que representa 1.343 doações por mês

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O Serviço de Hemoterapia do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo recebeu em 2012 mais de 16 mil doações de sangue. Uma média que representa 1.343 doações por mês. A nova unidade, que iniciou o atendimento em 2011, conta com profissionais qualificados que garantem a segurança do doador e do método de transfusão dos pacientes. A doação por aféreses (procedimento utilizado, principalmente para a coleta de plaquetas) também recebeu mais adeptos durante o ano. A média de doações através deste procedimento chegou a 47 por mês. Já as transfusões chegaram a quase 20 mil.
 
Segundo a médica hemoterapeuta, responsável técnica pela unidade, Cristiane Rodrigues de Araújo, as ações realizadas durante o ano garantem o abastecimento do estoque de sangue nos períodos do ano em que as doações tendem a diminuir. “Férias de verão, feriadões e o inverno associado à vacinação da gripe são períodos que podem ficar complicados para uma unidade de hemoterapia. Para que isso não aconteça, nós realizamos ações o ano todo e quando esses períodos chegam, mobilizamos os familiares e amigos dos pacientes internados na instituição. Outra ação é a convocação dos doadores através de ligações e do apoio dos veículos de comunicação do município e região na divulgação”, ressaltou.
 
Conforme levantamento feito pela unidade, em 2012 a maioria dos doadores foram homens. “O público masculino representa cerca de 60% das doações que recebemos. Já no quesito da idade dos doadores, a maioria fica entre os que têm acima de 29 anos (63%). O restante representa os doadores na faixa dos 18 aos 29 anos”, enfatizou a hemoterapeuta.
 

Gostou? Compartilhe