Membros da equipe técnica e monitores do Programa Bombeiro Mirim participaram, na última segunda-feira (18), de Encontro de Formação e Capacitação, a fim de que as práticas planejadas para o ano de 2013 tenham método e linguagem comuns. Reunidos desde a manhã, na Casa Santa Cruz – espaço de retiro e reuniões mantido pela Congregação de Nossa Senhora, no bairro Tupinambá -, os nove colaboradores do programa de Assistência Social participaram de dois momentos distintos, com o objetivo de se aprimorar-se profissionalmente e como educadores sociais.
No primeiro, eles aprofundaram conhecimentos acerca das competências esperadas dos profissionais Notre Dame, visto que a Congregação de Nossa Senhora mantém o programa, em conjunto com a Prefeitura Municipal de Passo Fundo – através da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (SEMCAS) – e com o Corpo de Bombeiros. No segundo, eles participaram do planejamento das atividades, que retomarão a normalidade - após a programação especial de férias - em 1º de março. Além disso, foram elucidadas questões técnicas acerca do Programa Bombeiro Mirim - como público-alvo, objetivos e captação de recursos – e as atribuições tanto da equipe técnica quanto dos monitores.
De acordo com a coordenadora de Assistência Social da Congregação de Nossa Senhora, Ir. Silvânia Ioner, encontros como este propiciam uma maior consciência nos colaboradores de sua função social como educadores, afinal, educar é grande missão Notre Dame.
O Programa Bombeiro Mirim deverá atender, em 2013, mais de 80 adolescentes do sexo masculino, com idade entre 13 e 16 anos e que vivem em situação de vulnerabilidade social. Eles frequentam o programa de Assistência Social, com sede junto à SEMCAS no turno inverso ao escolar. Nele, os atendidos participam de oficinas formativas, musicais, artesanais e educacionais, além de obterem atendimento psicológico e de assistente social. Mensalmente, um responsável deve participar de um encontro, onde são abordados temas cruciais para o convívio familiar saudável e afetivo.
Durante o período de férias, os adolescentes atendidos em 2012 puderam participar de atividades lúdicas e de convívio, nas quais os vínculos afetivos são fortalecidos, durante dois turnos semanais.