Abertura do ano letivo da rede municipal acontece nesta sexta-feira

As atividades para a voltas às aulas da rede do ensino municipal estão organizadas em quatro etapas

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O ato solene e festivo de Abertura do ano letivo da rede de ensino municipal será realizado no Portal das Linguagens do Centro de Eventos da Universidade de Passo Fundo (UPF), a partir das 14h desta sexta-feira (22). O Grupo “Teatro Luz 8 Cena” fará um espetáculo para receber professores e equipes gestoras das escolas municipais. A ideia da Secretaria de Educação é criar um espaço em que a formação e a informação sejam a base para o compartilhamento de ideias entre os educadores.

As atividades para a voltas às aulas da rede do ensino municipal estão organizadas em quatro etapas para receber 14.400 alunos, além de professores e servidores que compõem o sistema coletivo de educação.

No dia 25 e 26 de fevereiro (segunda e terça-feira), as escolas estarão abertas e a equipe gestora estará dedicada a planejar o ano letivo de 2013. A partir disso, as aulas começarão oficialmente no dia 27 de fevereiro (quarta-feira), dia em que todos os alunos retomam as atividades, com destaque para a adaptação do 1º ano que prevê atividades e horários reduzidos nos primeiros dias.

“É um dia dedicado a receber os colegas, dedicado para dar boas vindas e para  apresentar nossa equipe, tanto da Secretaria como da Prefeitura com o nosso prefeito Luciano. Será um momento de falar um pouco do que vamos fazer nos próximos anos em termos de educação, pedir apoio dos professores para participar desse processo de transformação nas escolas, além de enfatizar a qualidade de nossa educação. É um momento de encontro e discussão, apostando no potencial do grupo”, ressaltou o secretário de educação, Edemilson Brandão.

O Dr. Adriano Canabarro Teixeira, especialista na área educação, conversará com o grupo de professores presente no ato de abertura do ano letivo para lançar novos desafios. Criatividade e inovação serão os temas chaves para a discussão.

“A ideia não é tratar dos temas esperados, como avaliação, formação dos professores, metodologias, a ideia é levantar a hipótese de que talvez o mundo tenha mudado, mas a escola não. Sabemos dar aula, avaliar, temos metologia, mas talvez a escola não esteja dando uma resposta ao mundo que se coloca aí. O que o mundo exige de nossos alunos? A escola foi criada para dar uma resposta à sociedade e, se a sociedade mudou, a escola tem de mudar”, ponderou Canabarro.

A coordenadora da Coordenadoria de Educação da SME, Marla Debastiani Maffi, relembra que o evento é um momento importante para dar início às atividades escolares. “Neste ano, novamente promoveremos este encontro como um momento de confraternização e reflexão, um momento simbólico para inaugurar o novo ano, revendo os colegas, trocando boas vibrações e iniciando um processo de reflexão sobre nossas atividades docentes. É importante destacar que, neste ano, estamos acolhendo uma antiga reivindicação dos colegas da Educação Infantil: reunir em um mesmo evento, para partilha e reflexão, todos os colegas da educação”, observou Marla.

O quadro de profissionais
São 1.273 professores efetivos para atender 11 mil alunos no Ensino Fundamental (anos iniciais e finais) e 260 professores efetivos para atender 3.400 alunos da Educação Infantil. O fechamento do quadro de professores e o remanejamento estão em fase final de execução.

Gostou? Compartilhe