Hospital recebe coordenadora da Central de Transplantes

Desafios e projeções para o novo ano também pautaram o encontro.

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O Hospital São Vicente de Paulo de Passo Fundo recebeu na manhã desta segunda-feira, 25, a médica coordenadora da Central de Transplantes do Estado do Rio Grande do Sul, Dra. Rosana Reis Nothen. Em reunião com a direção médica, administração, representantes da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), Organização por Procura de Órgãos e Tecidos (OPO4), equipes transplantadoras do HSVP e Hospital da Cidade, a coordenadora evidenciou a atuação das comissões em 2012. Desafios e projeções para o novo ano também pautaram o encontro.
 
Para a coordenadora a principal missão neste ano é organizar e criar novas CIHDOTTs nos hospitais do interior do estado para agilizar e aumentar o potencial de captação de órgãos. “A política das OPOs é nova e estamos em uma faze de constituição das comissões em hospitais estratégicos do interior do estado. A CIHDOTT do HSVP sempre desempenhou um ótimo trabalho. Temos a missão junto a OPO4, que abrange a região das missões, de melhorar e estabelecer novas comissões nos hospitais da região para melhorar os resultados de doações e transplantes neste ano”, destacou Rosana.
 
Outra meta para 2013 é estender a área de utilização do Doppler Transcraniano, que já é usado no HSVP para diagnosticar morte encefálica, para outros hospitais da região. “O Doppler Transcraniano agilizou o processo de captação de órgãos no HSVP. Agora queremos que o método chegue a outros hospitais. Realizaremos também mais cursos de formação, especificamente voltados à entrevista familiar, já que a recusa dos familiares para a doação dos órgãos é alta na região. Esse jogo a gente pode mudar e a sociedade também é responsável por isso”, salientou a coordenadora.

Gostou? Compartilhe