A Rio Grande Energia (RGE) alerta sobre os perigos que a falta de cuidados ao executar trabalhos com aparelhos elétricos ou nas proximidades da rede elétrica pode oferecer. A maioria dos acidentes é provocada por falta de conhecimento ou de atenção de quem está utilizando a energia elétrica ou trabalhando próximo à rede de eletricidade. Desde que observadas as regras mínimas de segurança, a energia elétrica não oferece riscos para a população.
O alerta se deve aos índices de acidentes fatais registrados no país, que têm se mantido altos nos últimos anos. Segundo dados da Abradee, em 2009 foram registradas 295 mortes, em 2010 esse número aumentou para 305. Em 2011, 315 pessoas perderam a vida, no Brasil, em virtude de acidentes elétricos.
Não são raras as ocorrência de acidentes envolvendo principalmente os profissionais da construção civil, antenistas e pintores que, no exercício de suas funções, sofrem descarga elétrica ao se aproximarem da rede energizada. Em muitos casos, não é preciso nem encostar-se à rede para sofrer o choque elétrico. Trabalhadores rurais também estão no grupo de risco, principalmente os que trabalham com ceifadeiras, colheitadeiras ou pás-carregadeiras e não observam as corretas distância e altura da rede elétrica.
O alerta também envolve crianças, donas de casas e empregadas domésticas. A concessionária destaca a importância de se respeitar rigorosamente as recomendações de segurança. A adoção de cuidados especiais no uso da energia elétrica pode evitar acidentes.
Orientações quanto à prática segura de atividades próximas à rede elétrica
Segurança com antenas
• Quando houver rede elétrica nas proximidades, a instalação de antena deve ser efetuada por profissional qualificado e experiente.
• Nunca instale a antena próxima a para-raios, nem interligue o cabo da antena aos condutores elétricos do mesmo.
• Jamais arremesse o cabo utilizado para ligações de antenas sobre a rede elétrica, mesmo que este seja encapado, pois a capacidade de isolamento do cabo não é suficiente para evitar a passagem da eletricidade existente nas redes elétricas.
• Marquises de edifícios comerciais ou residenciais jamais devem servir para instalação de antenas devido a proximidade das redes elétricas.
• Ao manusear a antena de TV, a pessoa não deve se aproximar ou tocar na rede elétrica.
• Instalar a antena o mais longe possível da rede elétrica. Preferencialmente do lado oposto ao da fiação.
Dentro de casa
• Não deixar a fiação ao alcance das crianças.
• Não utilizar extensões para alimentação de vários aparelhos.
• Não mexer no chuveiro ligado.
• Usar protetoras nas tomadas, evitando que objetos sejam introduzidos nas mesmas por crianças.
• Redobrar a atenção no uso de equipamentos elétricos em ambientes úmidos ou molhados. Preferencialmente utilize botas e luvas isolantes.
Manutenção predial
• Na construção ou manutenção predial próxima a rede elétrica, manter distância segura ao manobrar materiais e equipamentos.
• Certificar-se de que as instalações não estão danificadas, com “gambiarras” e adequadas à carga elétrica.
• Atenção no manuseio de equipamentos elétricos com a presença de água.
• Cuidado no manuseio de vergalhões, canos, calhas e cabos metálicos.
Segurança na construção
• Somente profissionais habilitados devem executar serviços em instalações elétricas.
• Desligar sempre aparelhos elétricos antes de limpar ou fazer pequenos reparos.
• Andaimes precisam estar montados de acordo com as normas de segurança para evitar contato com as redes elétricas.
Durante as tempestades com descargas atmosféricas (raios)
• Evite tocar os aparelhos eletrodomésticos e retire os aparelhos eletrônicos das tomadas.
• Afaste-se de janelas e portas metálicas,
• Evite os banhos nos momentos de tempestades.
• Nunca se abrigue debaixo de árvores. Sempre procure uma casa de alvenaria ou o interior de um veículo.
• Se a tempestade lhe pegou de surpresa e não há abrigo por perto, o melhor é agachar, colocar a cabeça entre as pernas e abraçar os joelhos. Fique apenas com os pés, juntos, em contato com o chão.
• Em zonas rurais, as cercas longas devem ser seccionadas e aterradas (de 100 em 100 metros, por exemplo) para se evitar criar um caminho contínuo para os raios, que pode levar destruição ao longo dessa cerca.
Dicas gerais
Cabos Soltos
Sempre que for identificado algum cabo de energia elétrica rompido, ou caído no chão, seja acionado o serviço emergencial da empresa, pelo RGE 24 Horas - 0800 970 0900.
Fusível
Quando um fusível derreter ou fundir, nunca o substitua por moedas, arames, fios de cobre, de alumínio ou qualquer outro objeto. Desligue imediatamente a chave e procure saber qual a causa do incidente. Troque sempre o fusível danificado por um novo, de igual amperagem e, se possível, troque por disjuntores, que oferecem maior segurança.
Benjamim
Todo cuidado é pouco. Vários aparelhos elétricos no benjamim sobrecarregam a tomada, provocando um superaquecimento dos fios que podem causar um curto-circuito.
Água ou umidade
Nunca use aparelhos elétricos em locais com água ou umidade, nem com as mãos ou os pés molhados. O choque é inevitável.
Trocar lâmpada
Ao trocar uma lâmpada, nunca toque na parte interna do bocal (soquete). Segure somente pelo vidro.
TV e aparelhos eletrodomésticos
Não mexa no interior dos televisores, mesmo desligados. A carga elétrica pode estar acumulada e provocar choques perigosos. Jamais use garfo, faca ou objetos metálicos em aparelhos ligados e só limpe esses equipamentos depois de se certificar de que eles estão fora da tomada. Desligue sempre a chave geral ao fazer qualquer reparo na instalação. Equipamentos eletrônicos sensíveis, como microcomputadores, precisam de proteção especial (estabilizadores de voltagem, protetores contra descargas elétricas, entre outros).
Chuveiro
Nunca mude a chave (verão/inverno - fria/morna/quente) do seu chuveiro se ele estiver ligado. Se você tomar choque ao ligar torneiras e chuveiros elétricos, isso indica que existe um problema de aterramento (fio de terra) na instalação.