Com o início das aulas, cerca de 300 professores dos municípios de Ernestina, Mato Castelhano, Pontão e Coxilha, integrantes da área de ação da Sicredi Planalto Médio RS, participaram de um encontro voltado ao estudo da pedagogia da cooperação. Eles estiveram reunidos na sede da Ideau, em Passo Fundo, para a abertura oficial do ano letivo. O evento foi realizado conforme o planejamento do programa A União Faz a Vida, programa social desenvolvido pelo Sicredi cujo objetivo é construir e vivenciar atitudes e valores de cooperação e cidadania, por meio de práticas de educação cooperativa, contribuindo para a educação integral de crianças e adolescentes, em âmbito nacional. O programa é realizado pelo Sicredi e conta com apoio da Faculdade Ideau e secretarias municipais de educação.
A abertura do evento contou com a presença de autoridades e convidados, entre eles, o prefeito e o vice-prefeito do município de Coxilha, Júlio Cesar Ceni e José Luis Vicenzi, o presidente da Central Sicredi Sul, Orlando Borges Müller, o presidente e vice-presidente da Sicredi Planalto Médio RS, Ari Rosso e Alexandre Palma Palagio, a representante da Ideau, Dania Barros, o assessor de programas sociais da Sicredi Planalto Médio, Gilso Manfroi, além das secretárias de educação, diretores de escolas e professores.
Durante a cerimônia de abertura, o presidente da Sicredi Planalto Médio RS, Ari Rosso, deu as boas-vindas a todos e destacou a importância dos envolvidos no desenvolvimento do Programa A União Faz a Vida. "Cada um é fundamental neste trabalho, disseminando os princípios do programa, através da cooperação e cidadania", afirmou.
O prefeito de Coxilha, Júlio Cesar Ceni, falou em nome dos gestores públicos. "É preciso acreditar nesta proposta que só se concretiza na medida em que se estabelecem grandes parcerias, como esta entre Sicredi, prefeituras e Ideau", destacou.
Após a abertura, o professor Fábio Otuzi Brotto, do Projeto Cooperação de São Paulo, palestrou para os professores, trazendo para a reflexão A pedagogia da cooperação: construindo um mundo onde todos podem VenSer! Uma abordagem diferente, colaborativa, desenhada para criar ambientes de cooperação nas escolas.
Para Brotto, a Pedagogia da Cooperação é um caminho de Ensino Compartilhado, onde cada um é considerado mestre-aprendiz, convivendo a descoberta de si mesmo e do mundo, através do encontro com os outros, diante de situações-problema que os desafiam a encontrar soluções cooperativas para o sucesso de todos e para o bem-estar comum. "É uma ferramenta que possibilita ao professor estabelecer uma relação de confiança, de parceria com o aluno, onde ambos estão na escola para aprender. A sala de aula precisa ser um espaço diferente, um lugar colaborativo onde o aluno não precisa somente de boas notas, mas de um local que proporcione a ele oportunidade para colaborar", salientou.
Programa A União Faz a Vida
O Programa A União Faz a Vida iniciou em 1995, com o objetivo de construir e vivenciar atitudes e valores a partir dos princípios de cooperação e cidadania. Em nível nacional, conta com a participação de mais de 13 mil educadores cadastrados e abrange cerca de 160 mil crianças e adolescentes. Através de práticas de educação cooperativa, professores da rede municipal participam de dinâmicas e atividades que abordam as particularidades de suas regiões em seminários e oficinas ministradas por parceiros do programa.
O Programa conta, ainda, com diversos parceiros e apoiadores como por exemplo, cooperativas, sindicatos, igrejas, associações, pais e pessoas da comunidade em geral que unem-se para que a vivência de cooperação e cidadania, proposta pelo Programa, seja possível.