Iniciando os trabalhos de mobilização e motivação de seus agentes, a Cáritas realizou nesta terça-feira (26) o primeiro encontro de animadores e coordenadores paroquiais de 2013. O momento ocorre mensalmente na sede entidade, em Passo Fundo, e busca reunir as lideranças que organizam o trabalho nas Equipes Paroquiais para fortalecer o desenvolvimento das ações da entidade nas diversas comunidades onde atua.
Segundo Luiz Costella, membro da coordenação colegiada da instituição, “o trabalho desenvolvido pela Cáritas depende basicamente das pessoas que colaboram com ela”. Costella ainda acrescenta que esta colaboração precisa se dar de uma forma qualificada e organizada, para que se torne efetiva e prática. “Estes encontros ajudam a qualificar, para ter uma unidade de entendimento na realização das ações, já que elas ocorrem em muitos lugares, não só em Passo Fundo”, conclui.
Neste sentido, Gessi Alves dos Santos, da Cáritas Paroquial de Sertão, afirma que se sente muito fortalecida pelos encontros. “Aqui buscamos forças para continuar o trabalho dos grupos e, através da troca de experiências, das novidades, das formações e do planejamento, conseguimos desenvolver um bonito trabalho nos grupos de Cáritas”.
Uma proposta de reflexão e estudo sempre é desenvolvida nestas reuniões, especialmente a fim de capacitar os voluntários para todo o trabalho realizado. Dessa vez, a ideia em debate foi a Campanha da Fraternidade de 2013, que tem como tema “Fraternidade e Juventude” e lema “Eis-me aqui, envia-me”. A iniciativa objetiva principalmente a reflexão do jovem enquanto protagonista na sociedade, Igreja, família, escola, grupo, política, enfim, em todos os ambientes em que se encontra.
Sobre a Campanha da Fraternidade, Rosa Jhoner, animadora de Carazinho, diz que percebe que “a Igreja deixou os jovens um pouquinho de lado e esta campanha é muito importante porque está chamando-os novamente para tomarem parte nos mais diversos espaços. Isso é essencial, porque a Igreja, junto com a família, são as partes mais importantes, porque são a base da formação dos jovens, seja pessoal, social, política, religiosa, ideológica”.
A reunião desta terça-feira foi também oportunidade de preparação do encontro arquidiocesano de mulheres (que acontece dia 09 de março), apresentação de planejamentos e cronogramas, prestação de contas do Fundo de Solidariedade do ano de 2012 e partilha do andamento das atividades desenvolvidas, tanto pelas Cáritas Paroquiais como pela Arquidiocesana.
Entre representantes das Cáritas Paroquiais, voluntários, coordenadores de grupos e a equipe da Cáritas Arquidiocesana, cerca de 20 pessoas participaram deste primeiro encontro do ano, na sede da Cáritas Arquidiocesana de Passo Fundo.