Tema do Recanto Temático da Expodireto será o (Re) Encontro

Grupo Ecológico Sentinela dos Pampas (Gesp) é responsável pela construção da proposta do espaço

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O Recanto Temático da 14ª Expodireto Cotrijal que acontece de 04 a 08 de março, em Não-Me-Toque, terá como tema o (Re)Encontro: ser humano e natureza. A proposta foi elaborada pelo Gesp e tem como objetivo reconhecer a ligação do ser humano e a natureza mostrando as interações de interdependência entre a cultura e a natureza no meio ambiente. 

O recanto temático é um dos espaços mais visitados na Feira Internacional. O visitante participa de uma espécie de trilha onde há uma interação com a natureza. Nesta edição da Expodireto, a proposta do espaço foi desenvolvida pelo Gesp, através da bióloga Flávia Biondo e da engenheira agrônoma, Valéria Oliveira, com o apoio da Emater RS/Ascar e Cotrijal. O Recanto abrange 11 pontos de interação com os visitantes: diversidade natural, polinização, controle natural, proteção das águas, relação nativas e exóticas, extinção, o impacto da cidade, agroecologia, parede viva, alternativa: turismo rural e ecológico, diversidade cultural.

Segundo a bióloga Flávia, os pontos da trilha destacarão os impactos ambientais e sugestões de como preservar a natureza para que ela contribua para as atividades do ser humano. A sustentabilidade e a procura das pessoas por ambientes naturais como o turismo ecológico também estão inseridos no Recanto. “São propostas práticas possíveis de serem aplicadas na zona urbana e rural. Usamos o máximo de materiais reaproveitáveis como os paletes, móveis usados e ferramentas agrícolas que viram sucata. Também serão utilizadas paredes vivas que trazem a natureza para perto das pessoas”, explicou a bióloga.

A oportunidade de participar da Expodireto, através do Recanto temático, também é uma ação que comemora os 30 anos de luta do Gesp. O espaço contará com uma exposição em painéis sobre a Cotrijal e o Cooperativismo, a Emater e o Extencionismo e o GESP e os Movimentos Sociais. A ação conta com a colaboração do 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar, do Museu Zoobotânico Augusto Ruschi do Instituto de Ciências Biológicas da UPF e das empresas NúcleoCom e Vale Natural Garden Center.

 

Gostou? Compartilhe