O Colégio Salvatoriano Bom Conselho reuniu seus estudantes no auditório, no dia 28 fevereiro, para apresentar o tema Campanha da Fraternidade, que completa 50 anos em 2013. A Irmã Ines Razera, Coordenadora da Pastoral Escolar, fez menção à carta enviada por Bento XVI aos brasileiros no início da Campanha, lançada oficialmente em 13 de fevereiro. Afinal, o dia 28 coincidiu com a renúncia do Papa, que assumiu, com modéstia, sua incapacidade de liderar a Igreja Católica em função da idade avançada. No documento, ele convoca os jovens a serem “protagonistas de uma sociedade mais justa e mais fraterna inspirada no Evangelho”.
Dois alunos subiram ao palco para abrir a faixa com o lema da Campanha, que foi a resposta do profeta Isaías a Deus: “Eis-me aqui, envia-me” (6,8), simbolizando a abertura dos braços dos jovens da maior população cristã do mundo para os ensinamentos bíblicos.
A preservação da vida dos jovens foi abordada a partir de uma homenagem realizada pelos alunos da 3ª série do Ensino Médio, que leram uma mensagem recordando as 239 vidas que foram ceifadas e as 145 vítimas feridas no Incêndio da Boate Kiss em Santa Maria. A 2ª série do Ensino Médio depositou flores no altar, onde havia símbolos de juventude e bandeiras brancas. Um texto do professor Osvino Toillier foi lido como manifestação crítica ao sensacionalismo de alguns meios de comunicação que divulgaram fotos de corpos como foram encontrados após o incêndio que deixou o mundo de luto.
No final, fitas foram entregues aos alunos para que fossem amarradas no pulso do colega ao lado, onde estava escrito: ”O jovem quer viver”.
De acordo com a diretora, Ir. Lourdes Oro, para os educadores e estudantes do Colégio Salvatoriano Bom Conselho, “este momento foi muito significativo, pois veio ao encontro da nossa proposta educativa que prioriza a formação de valores e a preservação da vida”.