Visando à conclusão do curso de Agronomia da UPF e a obtenção de conhecimentos na área de trigo e soja, o estudante e funcionário da OR Sementes, empresa de melhoramento de trigo, Fábio Ceccon estará por seis meses na Argentina onde realiza um estudo sobre mercado, qualidade e rendimento de cultivares de trigo argentino. Até o mês de julho ele estará na empresa DonMario Semillas em Chacabuco, província de Buenos Aires.
O estudo tem como objetivo, além de adquirir conhecimento para a sua formação profissional, buscar o aperfeiçoamento na área de trigo, estudando o mercado, a qualidade e o rendimento das cultivares de trigo argentino. “Isso já se faz presente em minha rotina de trabalho ao auxiliar no programa de melhoramento de trigo na DonMario tendo contato com produtores de sementes e agricultores, incluindo também cooperativas e serialistas”, explica Ceccon. Fábio salienta que toda pesquisa em trigo é importante e faz a diferença, tendo como base a nova legislação vigente.
OR Sementes e DonMario
A parceria OR (OR Semillas) e DonMario surgiu em 2003, com o intuito de conduzir ensaios de trigo na Argentina, sendo que a OR (OR Semillas) faz o melhoramento e a DonMário, em continuidade da pesquisa, a produção e comercialização da semente. Isso permite o aceleramento de obtenção de resultados, especialmente em cruzamentos de trigos brasileiros com trigos argentinos e de outras procedências. Essas sementes são registradas e cultivadas em lavouras de trigo no Uruguai, Paraguai e Argentina. A parceria gera bons resultados, comenta Ceccon.
Pesquisador passo-fundense estuda trigo argentino
· 1 min de leitura