UPF e Meio Ambiente planejam ações conjuntas

O objetivo é desenvolver atividades de educação ambiental, que melhorem a qualidade de vida da população de Passo Fundo e tornem a cidade mais limpa e sustentável.

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A Universidade de Passo Fundo e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente planejam ações conjuntas. Um encontro na manhã dessa quarta-feira (27/02) entre o reitor da Universidade de Passo Fundo (UPF) José Carlos Carles de Souza, o secretário municipal de Meio Ambiente Enilson Silva Gonçalves, e a vice-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários da UPF Bernadete Dalmolin deu início a uma nova etapa de parcerias para ações conjuntas entre Universidade e poder público. O objetivo é desenvolver atividades de educação ambiental, que melhorem a qualidade de vida da população de Passo Fundo e tornem a cidade mais limpa e sustentável.

Em visita ao reitor, Gonçalves apresentou os desafios e metas da secretaria que assumiu no governo municipal, dando ênfase ao plano de trabalho que contempla desde a solução das questões relativas aos resíduos sólidos, envolvendo coleta e reciclagem, a implementação de um plano de arborização, a revitalização do Rio Passo Fundo, e ações com caráter educativo. “A cidade precisa mudar e está em um nível que tem condições de ser planejada. Precisamos incorporar novos modos de vida e para colocarmos em prática novos projetos, queremos a reforçar e ampliar a parceria que temos com a UPF”, destacou.

O reitor José Carlos Carles de Souza enfatizou que ações de proteção do meio ambiente e de educação ambiental são prioritárias tanto na Universidade, para serem efetivadas pela instituição, quanto para serem desenvolvidas na cidade de Passo Fundo. “Queremos estar presentes na comunidade e oferecer espaços tanto para o debate de ações de educação ambiental, quanto no auxílio para implementação dessas propostas”, disse, afirmando que uma conscientização maior da população acerca das questões ambientais é primordial e necessária em Passo Fundo.

Parcerias que já são desenvolvidas há bastante tempo e que já fornecem resultados positivos foram lembradas pela vice-reitora Bernadete durante o encontro. Ela destacou as ações desenvolvidas pela Universidade, com apoio do poder público e de outras entidades, entre as quais o projeto Goio-En, os comitês de Gerenciamento das Bacias Hidrográficas do Alto Jacuí (Coaju) e do Rio Passo Fundo, e as ações do Centro de Ciências e Tecnologias Ambientais. Ainda, lembrou que no final de 2012, Prefeitura e UPF firmaram convênio para a elaboração da Política Pública e do Plano Municipal de Saneamento Básico de Passo Fundo. O encontro foi realizado na Reitoria da UPF. Uma nova reunião de trabalho foi combinada entre os presentes para dar encaminhamento aos projetos que serão desenvolvidos em 2013.

Gostou? Compartilhe