A AIESEC promove, no dia 28 de março, uma palestra com o tema liderança. O evento vai debater, entre outras coisas, o que é ser um líder nos dias de hoje, os caminhos para quem deseja inspirar confiança nas pessoas, gerir com sabedoria e entregar resultados efetivos. O ministrante da palestra será Eduardo Tevah, profissional com mais de trinta anos de experiência com vendas. Segundo ele, liderar é algo que podemos, precisamos e devemos aprender. “O ser humano tem uma capacidade ímpar de aprender, mas precisa dedicar tempo e atenção para esse objetivo tão essencial”, diz.
Os ingressos custam R$ 20,00 para estudantes e R$ 25,00 para os demais. O local do evento ainda não está confirmado. Mais informações podem ser encontradas na página do Facebook da organização.
Confira abaixo uma entrevista com o palestrante.
ON: O que é preciso para ser um grande líder?
Eduardo Tevah: São várias aspectos, mas se eu tivesse que destacar um, diria que é entender de gente. A grande maioria dos líderes não fracassa porque não conhece a parte técnica do seu trabalho e sim porque não sabe como trabalhar o lado humano das organizações. Precisamos de líderes inspiradores, que motivem as pessoas a darem o seu melhor. Liderança é a arte de fazer com que as outras pessoas façam aquilo que você necessita que elas façam porque elas desejam fazer. Dentro desse tema, destaco 03 habilidades essenciais em um líder: saber elogiar, saber criticar e saber ouvir.
ON: Liderar é algo que se pode aprender ou é preciso nascer com essa habilidade?
Tevah: Sim, é algo que podemos, precisamos e devemos aprender. Vi pessoas tímidas se transformarem em grandes líderes porque entenderam a coisa mais simples: seu sucesso está na mão dos outros. Quanto maior for seu crescimento profissional, mais pessoas trabalharão com você e maior precisará ser a sua capacidade de obter resultados através das pessoas.
ON: Nas empresas, qual é a importância de incentivar a liderança nos funcionários?
Tevah: Não existe nada melhor do que treinar alguém que já conhece a rotina do trabalho, as tarefas a serem executadas, a filosofia da empresa para ser um líder. Nesse caso, você encurta 50% do tempo. Além disso, empresas que promovem pessoas que já atuam na organização geram uma cultura altamente motivadora, pois as pessoas compreendem que vale a pena fazer o seu melhor, porque a empresa valoriza a prata da casa.
O que é a AIESEC?
Reconhecida pela UNESCO como a maior organização de jovens universitários do mundo, a AIESEC está presente em 113 países e territórios e tem mais de 86.000 membros. Ela é uma rede global, que, por meio do trabalho dentro da organização e de intercâmbios profissionais, explora e desenvolve o potencial de liderança de seus jovens. A AIESEC em Passo Fundo é uma iniciativa de expansão da AIESEC no Brasil. Ela existe desde 2011, já realizou mais de 10 intercâmbios e mais de 50 membros passaram pela organização.