CDHPF contribuirá com Comissão Nacional Da Verdade

Passo Fundo pode receber audiência pública da Comissão Nacional da Verdade

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

No fim de fevereiro, o coordenador da CDHPF - Comissão de Direitos Humanos de Passo Fundo -, Leandro Gaspar Scalabrin, participou da reunião ampliada da Comissão Nacional da Verdade em Brasília e propôs colaboração na investigação do caso da Encruzilhada Natalino - acampamento de trabalhadores rurais sem terra localizado entre Passo Fundo e Ronda Alta e reprimido durante a Ditadura Militar.

De modo geral, a reunião teve por objetivo sensibilizar diferentes comissões e entidades comprometidas com a busca da memória e verdade.  Durante a reunião, trabalhos já realizados pela Comissão, envolvendo diferentes aspectos da Ditadura Militar de 64, foram apresentados aos representantes do Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Maranhão, Paraná, Pernambuco e São Paulo.

No que diz respeito à cidade, ficou acordado que a CNV e a CDHPF formalizarão um termo de cooperação, assim como a possibilidade da realização de uma audiência pública da CNV em Passo Fundo para tratar do caso e colher depoimento de vítimas e prováveis violadores de Direitos Humanos. Até o fim de 2013, a CDHPF terá que apresentar um relatório do caso para que seja anexado ao relatório geral da CNV.

A CNV também assinou acordos de cooperação com a Associação Nacional de História (Anpuh), com o Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação m Direito (Conpedi), a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e o Sindicato dos Petroleiros do Rio de Janeiro. De acordo com o novo coordenador da comissão, Paulo Sérgio Pinheiro, que assumiu o cargo na metade de fevereiro, até agora foram examinados cerca de 30 milhões de páginas de documentos para que um relatório seja entregue, até maio do ano que vem, nas mãos de Dilma Rousseff.

 

Gostou? Compartilhe