Contratação de médicos no município visa melhorar atendimento

Desde a sexta-feira, mais seis médicos estão atuando nas unidades de saúde dos bairros de Passo Fundo

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Por meio da Secretaria Municipal de Saúde, o governo municipal contratou recentemente sete médicos, que incluem profissionais para atuar nas equipes de Saúde da Família. Num primeiro momento, foram colocados médicos nas unidades Zachia II (mais 20 horas de trabalho), Jaboticabal (40h), Primeiro Centenário (40h) Lava Pés (20h), Pronto Atendimento Infantil (duas pediatras, totalizando 60 horas) e uma cirurgiã ambulatorial (20 horas).

Desde o dia 1º de março, estão atuando no município outros seis médicos, contratados por meio de convênio com o Programa de Valorização da Atenção básica (Provab). Os profissionais foram direcionados para as unidades de saúde Nenê Graeff, Menino Deus, Planaltina, Donária, Adolfo Groth e Jardim América. O secretário municipal de Saúde, Luiz Artur Rosa Filho, destaca que as unidades Donária e Jardim América estavam há pelo menos quatro meses sem médicos. “Sabemos que um grande desafio da saúde é manter médicos nas unidades. O prefeito Luciano quer médicos atendendo a população em toda a cidade e, aos poucos, vamos cumprindo essa determinação”, afirmou Luiz Artur.

Após essa primeira fase atendendo as demandas da Saúde da Família, o governo municipal irá enfrentar a dificuldade de conseguir médicos para CAIS, CAPS e Hemocentro e, posteriormente, para os ambulatórios. Segundo Luiz Artur, o objetivo é garantir que nenhum ambulatório tenha menos do que 20 horas de trabalho médico por semana. Essas ações, observa o secretário, passam pela abertura de novo processo seletivo, que ocorrerá em abril, ampliando as 6 mil horas/mês para até 10 mil horas de trabalho médico/mês na rede de atenção à saúde de Passo Fundo.

 

Gostou? Compartilhe