A cultivar BRS Estribo de capim sudão será lançada pela Embrapa durante a 14ª edição da Expodireto. O desenvolvimento da cultivar faz parte de uma parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Associação Sul-Brasileira para o Fomento da Pesquisa de Forrageiras (Sulpasto), que tem como objetivo trabalhar com 11 espécies de forrageiras perenes e anuais. As sementes certificadas estarão à disposição para o produtor já na próxima safra.
De acordo com o pesquisador da Embrapa Pecuária Sul, Daniel Montardo, que também ocupa a chefia adjunta de Pesquisa e Desenvolvimento da unidade, a nova cultivar apresenta importantes vantagens em relação às sementes da espécie atualmente disponíveis no mercado. A primeira delas é ofertar uma cultivar registrada aos produtores, com garantia de qualidade e de pureza das sementes, de acordo com a legislação.
Em relação ao capim sudão comum, a BRS Estribo também apresenta uma maior produção de forragem, maior perfilhamento e maior proporção de folhas. “São características que trazem maior segurança ao pecuarista, com sementes produzidas e comercializadas com registro no Mapa e uma cultivar que proporciona maior qualidade às pastagens e à alimentação dos rebanhos”, ressalta Montardo, que liderou as pesquisas que culminaram com o lançamento da BRS Estribo.