Mais de 50 enfermeiros do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) participaram de um treinamento para a implantação da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) na instituição. Desde o ano passado, algumas unidades já utilizavam como projeto piloto o modelo de gestão que visa guiar as ações de enfermagem, a fim de atender as necessidades individuais do paciente. A partir desta segunda-feira (4 de março) todas as unidades de internação e o Centro de Tratamento Intensivo Cardiológico do HSVP começam a aplicar a SAE.
A nova prática propõe aos enfermeiros a utilização do conhecimento técnico e cientifico de forma organizada, sistematizada e orientada para o cuidado com o paciente. “A SAE é um processo conhecido desde 1960, quando alguns precursores da enfermagem já queriam transformar a profissão em ciência. Em 1987 surgiu a primeira lei, que determina que é privativo do enfermeiro a prescrição de enfermagem pertinente ao cuidado do paciente. A partir de duas resoluções do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), uma de 2002 e a outra de 2009, foi estabelecido como lei a Sistematização da Assistência de Enfermagem”, destacou o assessor da chefia de enfermagem, Michael do Amarante.
Com a SAE, o enfermeiro passa a desenvolver um gerenciamento habilidoso de sua unidade de atuação através de atividades diárias que estabeleçam um plano de cuidados que requerem observação, coleta de dados, planejamento, prescrição e avaliação dos resultados prestados ao paciente. “O profissional passará a fazer o diagnóstico de enfermagem. Diferente do diagnóstico médico, que se refere às patologias, o diagnóstico de enfermagem é voltado ao cuidado individualizado do paciente. O enfermeiro irá analisar desde as necessidades básicas, como as condições de moradia, alimentação, padrão de sono, hábito intestinal e urinário e a partir daí, fazer o seu diagnóstico de enfermagem”, salientou Michael.
A SAE no HSVP foi constituída a partir das necessidades pertinentes da instituição, levantadas pelo projeto piloto que reuniu 17 enfermeiros na aplicação e coleta de dados. “Algumas literaturas também foram utilizadas para definir o método de aplicação da SAE. O processo de diagnóstico de enfermagem será feito em cinco etapas: A primeira é buscar o histórico do paciente, com entrevista mais exame físico; o segundo é o levantamento de problemas; após faremos o planejamento com o que será feito para solucionar os problemas do paciente; na quarta etapa faremos a implementação das práticas prescritas; por último iremos avaliar as atividades, para sabermos se os diagnósticos e cuidados prescritos para o paciente estão sendo eficazes ou não”.
Com a SAE o paciente passa a ganhar mais segurança, qualidade de assistência e credibilidade do serviço, podendo até diminuir o tempo da internação.