Com o objetivo de sensibilizar os homens sobre a violência contra as mulheres, acontece na Câmara de Vereadores na próxima quinta feira, 07, às 10h o lançamento da Frente Parlamentar Municipal dos Homens pelo Fim da Violência Contra as Mulheres. A inciativa vem a partir de um diálogo entre o gabinete do vereador Gleison Consalter, PT, juntamente com o Deputado Estadual Edegar Pretto, PT, coordenador da mesma frente, desde 2011, na Assembleia Legislativa. Para o vereador, a intensão é trazer essa frente para que a violência seja debatida localmente, a fim de sensibilizar os homens e promover um maior debate diante dos índices apresentados e também atuar como agentes de combate à violência de gênero. O vereador também ressalta que essa frente busca encontrar, ferramentas que garantam a proteção às mulheres vitimas, para que as mesmas não sintam-se coagidas no momento de efetuarem as denúncias.
Durante o ato serão apresentados os índices de violência no município, procurando trazer em outras oportunidades uma ampliação e aprofundamento dessa temática. Busca-se encontrar outros mecanismos que garantam a proteção às mulheres que vivem em situação de risco. O evento contará com a participação da delegacia da mulher, Mulheres da Paz e demais movimentos sociais que pautam o combate à violência doméstica.
Nesse sentido, preocupado com o aumento do número de ocorrências da Lei Maria da Penha, o vereador Marcio Patussi, PDT, sugeriu ao Executivo Municipal, através da Coordenadoria da Mulher, da Secretaria de Segurança Pública e a Assistência Social, a promoção de políticas publicas que garantam a toda a mulher vítima de violência condições de amparo e proteção, sejam elas de prevenção e de acompanhamento. “É inconcebível que tenhamos ainda, com toda a informação, com todo o acesso e com todos os segmentos públicos difundidos, sejam eles na área da educação ou da saúde, aceitar uma quantidade tão elevada de casos de violência doméstica. Por isso, a importância de políticas públicas, em nível local, que possam assegurar atendimento, inclusive psicológico e diversos outros programas que garantam a redução dos índices até a inexistência dos mesmos”, disse.
Segundo dados fornecidos pela Brigada Militar e divulgados pelo gabinete do vereador Patussi, em 2012 foram registrados 1.728 casos da Lei Maria da Penha, uma média de 4,7 casos denunciados por dia. Além desses números deve-se lembrar das vítimas que não realizam a denúncia.
Sensibilização dos homens pelo Fim da Violência Contra as Mulheres
· 1 min de leitura