De volta à natureza

Após tratar animais silvestres encontrados em situações de risco, Geas/UPF promove seu retorno ao habitat natural

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Uma ação do Grupo de Estudos de Animais Silvestres da Universidade de Passo Fundo (Geas/UPF), em parceria com diversas instituições, chamou a atenção para a preservação da fauna na região de Passo Fundo nesta terça-feira, 05 de março. Após tratar animais silvestres encaminhados ao Hospital Veterinário da UPF, o grupo, formado principalmente por professores e estudantes de Medicina Veterinária, fez a soltura de um cágado, um tigre d’água, um lagarto teiú e um gambá na Fazenda Brigada, com acesso pela BR-285, próxima ao aeroporto Lauro Kortz. Os animais foram resgatados por pessoas da comunidade, que os encontraram em situação de risco e encaminharam para tratamento na UPF.

O cágado foi encontrado ao ser atacado por cães; o gambá foi resgatado, ainda filhote, após perder-se de sua mãe. Se não fosse a ajuda humana, provavelmente não teriam sobrevivido.  Histórias semelhantes têm os demais animais tratados pelos integrantes do Geas, que acolhem ainda aves, répteis, mamíferos e anfíbios apreendidos pelo Ibama e pelo Batalhão Ambiental da Brigada Militar na região. Em algumas situações, porém, por não terem condições físicas ou de adaptação, os bichos não têm mais condições de retornar à natureza e passam a viver no Zoológico da UPF. Por terem se recuperado e demonstrado condições de sobreviver por conta própria, esse não foi destino dos quatro animais soltos nesta terça-feira.
Além de alunos e professores, participaram da soltura representantes da Brigada Militar, Batalhão Ambiental, Ibama, 7ª Coordenadoria Regional de Educação e Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
 
Fazenda da Brigada
A Fazenda da Brigada existe desde 1933. Ao longo desse tempo, sediou atividades agrícolas, pastoris e criação de equinos. Nos últimos anos, a preservação ambiental tem sido sua maior finalidade, considerando que em suas terras – que ultrapassam os mil hectares - estão 17 das principais nascentes dos rios Passo Fundo, Jacuí e Arroio Miranda. A fazenda é administrada pelo 3° Regimento de Polícia Montada da Brigada Militar.


Gostou? Compartilhe