Uma palestra como na educação para o consumo, ministrada pelo coordenador do Procon Municipal, Rogério Silva, ocorreu nesta semana, dentro da programação da Semana da Mulher. A palestra reuniu cerca de 30 mulheres, abordando temas como consumo consciente, situação financeira das famílias e hábitos de consumo. Segundo Rogério, muitas discussões dentro de casa ocorrem em função de gastos desmedidos, podendo levar a situações extremas como casos de violência. A palestra foi uma das atividades realizadas dentro da oficina de qualificação para as equipes de atendimento à mulher vítima de violência, organizada pela coordenadora do PROJUR MULHER/UPF, Josiane Petry Faria, em parceria com a Prefeitura através da Coordenadoria da Mulher. Profissionais ligados à área da saúde e assistência social participaram da oficina, que também contou com debate sobre comportamento na família e em sociedade.
A Semana da Mulher, realizada pela Prefeitura, segue com intensa programação como exposições, no Museu de Artes Visuais Ruth Schneider e no Museu Histórico Regional, (com início no dia 08), coleta de exames preventivos nas unidades de saúde, vigília por justiça e lançamento de livro.
Projeto Mulheres da Paz
As ações realizadas pelo grupo que integra o projeto Mulheres da Paz atendem doze bairros de Passo Fundo. No mês de abril, o contrato para a execução das atividades encerram e a administração municipal tem a intenção de renovar a parceria para que os objetivos de criar uma cultura de paz em espaços de vulnerabilidade social sejam difundidos. De acordo com o vice-prefeito, Juliano Roso, que acompanhou algumas demandas das integrantes do projeto, a ideia é renovar o convênio e ampliar o trabalho desenvolvido. “Este é um importante projeto do Governo Federal, oferecido pelo Ministério da Justiça, que também está vinculado a outro importante programa, o Protejo. Queremos que este trabalho com jovens e espaços de vulnerabilidade social sejam intensificados”, ressaltou Juliano.
Oficina qualifica equipes de atendimento à mulher vítima
· 1 min de leitura