O projeto de criação de um Centro de Controle de Zoonoses foi apresentado nesta segunda-feira ao reitor da UPF, José Carlos Carles de Souza, pelos secretários municipais de Saúde, Luiz Artur Rosa Filho, de Meio Ambiente, Enilson Silva Gonçalves, de Interior, Liliane Rebechi, e pelo coordenador de Projetos Especiais e Captação de Recursos, Édison Nunes. A intenção é formalizar uma parceria entre o Município e a universidade.
Os Centros de Controle de Zoonoses são instituições municipais, com estrutura para controlar doenças em animais que podem ser naturalmente transmitidas ao homem. As principais doenças são dengue, febre amarela, doença de chagas, leptospirose, entre outras. A instituição também irá trabalhar para conter a proliferação descontrolada de animais peçonhentos, como escorpiões, aranhas, dos sinantrópicos - que são os roedores, baratas e pulgas - e a castração de animais abandonados. O projeto do Centro prevê, ainda, a construção de canil e gatil.
De acordo com Édison Nunes, o centro será um instrumento para garantir saúde à população de Passo Fundo e região, além de possibilitar uma formação mais ampla dos acadêmicos de Medicina Veterinária da UPF. “Já temos o projeto elaborado, a idéia é construir o Centro em uma área de 4 hectares dentro da universidade. A próxima etapa é buscar recursos para a construção e manutenção do local”, afirmou. Conforme o reitor da UPF, a universidade será parceira no projeto e estudos sobre o melhor lugar para instalação do Centro serão feitos pela instituição.
Prefeitura busca para criação de Centro de Zoonoses
· 1 min de leitura