As chuvas e regulares e bem distribuídas que têm ocorrido na região desde o final do mês de fevereiro foram fundamentais para a boa recuperação das lavouras de soja. A cultura entra agora na fase final de desenvolvimento e depende de boas chuvas pelo menos até o dia 20 de março. De acordo com dados do engenheiro agrônomo da Emater Regional de Passo Fundo Cláudio Dóro atualmente 70% da área cultivada está em fase de enchimento de grão. O restante já está em maturação.
Dóro destaca que as chuvas foram fundamentai spara a recuperação das lavouras e garantirão uma boa safra. As plantas ainda tem uma grande demanda por água, mas devido ao porte delas, as condições climáticas e aos dias mais curtos a evaporação da água é menor. A produtividade média esperada é de 45 sacas por hectare, ou 2,7 mil quilos por hectare. “Algumas lavouras alcançarão 65 sacas por hectare e outras que ficarão bem abaixo da média. Mas é uma boa safra”, acrescenta. Em 2011, a produtividade média foi de 3 mil quilos por ha.
A colheita da oleaginosa deve se intensificar a partir do final do mês, entre 15 e 20 dias mais tarde em relação aos anos anteriores, em função dos problemas enfrentados com a falta de umidade no mês de novembro de 2012. O valor do grão no balcão também teve uma queda nas últimas semanas e está sendo vendida a R$ 57 e há uma tendência, no curto prazo, de o preço retroceder um pouco mais em função do aumento da oferta conforme a colheita avançar. Mesmo assim, o valor do produto registra uma valorização de aproximadamente 20% em relação ao ano anterior. Enquanto isso o custo de produção subiu apenas 12%. Nesta safra, o custo médio de produção será de 16 sacas por hectare.
Safra na reta final
· 1 min de leitura