Semana com manhãs típicas de outono

Boletim climatológico para março, abril e maio aponta situação de neutralidade que contribuirá para manter as chuvas irregulares

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Após um final de semana de chuva, os próximos dias deverão ter características típicas de outono, com manhãs de temperaturas amenas e possibilidade de formação de nevoeiro. Com a proximidade da próxima estação, o Inmet e a UFPEL divulgaram um prognóstico climático para os meses de março, abril e maio. O documento destaca que apesar da tendência de predominar chuvas pouco abaixo do padrão climatológico na maior parte do Estado, ainda poderão ocorrer chuvas intensas e localizadas em curtos períodos.

De acordo com o observador meteorológico da Embrapa Trigo/Inmet Ivegndonei Sampaio a frente fria que permaneceu na região durante o final de semana foi a responsável pelos 45 milímetros de chuva entre a sexta-feira e a manhã de segunda. No mês, o acumulado chega a 76mm, que representa 56% da média de 134,9mm. Na terça-feira a chuva pode ganhar força com nuvens carregadas e ter pancadas no decorrer do dia em pontos isolados. A mínima fica em torno dos 15ºC e a máxima não deve passar dos 24ºC. A quarta-feira ainda pode amanhecer com chuva ou formação de nevoeiro melhorando no decorrer do período. A mínima e a máxima oscilarão entre 14ºC e 22ºC.

Na quinta-feira haverá um declínio na temperatura mínima que deve ficar em 12ºC. Já a máxima, devido ao sol, deve chegar aos 26ºC. Na sexta há um aumento da nebulosidade e pode ocorrer pancadas de chuva de fraca intensidade na região norte. A mínima fica em 14ºC e a máxima em 24ºC. Para o final de semana há indicativo de chuva. A temperatura deve ficar entre 14ºC e 26ºC. No domingo há maior possibilidade de chuva, principalmente entre a tarde e a noite.

Trimestre

As chuvas irregulares que tem predominado neste início de ano, também devem ser a característica principal dos meses de março, abril e maio. De acordo com prognóstico divulgado pelo Inmet e UFPEL, nesse último mês a superfície do Pacifico Equatorial manteve a característica de neutralidade para o próximo. Apesar da tendência de predominar chuvas pouco abaixo do padrão climatológico na maior parte do Estado, ainda poderão ocorrer chuvas intensas e localizadas em curtos períodos. Sampaio esclarece que mesmo assim, algumas regiões podem ter chuvas dentro, ou mesmo acima da média histórica.

Para as temperaturas mínimas, o mês de março deve ficar com valores médios dentro do padrão climatológico na maior parte do Estado. Para o mês de abril, as temperaturas mínimas tendem a predominar valores médios pouco acima do padrão climatológico, especialmente na parte sul do Estado. Durante o mês de maio é esperado valores médios abaixo do padrão climatológico em grande parte do Estado.

Para as temperaturas máximas o modelo mostra para o mês de março predomínio de valores médios dentro do padrão normal em todo o Estado. Para os meses de abril e maio esperam-se valores médios abaixo do padrão climatológico em todo o Estado.

 

Gostou? Compartilhe