A parceria de 25 anos na prestação de serviços odontológicos à comunidade foi reafirmada no último dia 08 de março, entre a Universidade de Passo Fundo e a Assistência Social Diocesana Leão XIII. Um convênio entre as partes oficializa os atendimentos feitos pela Faculdade de Odontologia, num primeiro momento a crianças e adolescentes de bairros e vilas do município que são assistidos pela entidade. O documento foi assinado pelo reitor José Carlos Carles de Souza e pelo presidente da Leão XIII Ivo Francisco Ferrão.
Presenciaram a assinatura do convênio a diretora da Faculdade de Odontologia da UPF Maria Salete Sandini Linden, a coordenadora do curso de Odontologia Miriam Lago Magro, e representando a entidade conveniada o superintendente Pe. Aldino Barth, o diretor-administrativo Rubens Franken, e o diretor-geral Darcísio Staudt. Pelo convênio, a UPF prestará atendimento odontológico na Clínica Extra-Muros, como parte das atividades educacionais de ensino, pesquisa e extensão. As atividades serão desenvolvidas no âmbito das disciplinas de Estágio em Odontologia I, II e II e Clínica da Criança e Adolescente II, bem como para as disciplinas de Prótese Total Removível e Cirurgias. O convênio celebrado é válido pelo período de um ano.
O reitor José Carlos Carles de Souza desejou que a parceria continue sendo benéfica para ambas as partes. “Além de proporcionarmos o contato com a prática da profissão aos nossos acadêmicos, iniciativas como essa fazem com que a Universidade cumpra de fato com seu papel comunitário, pois beneficiam diretamente a população com serviços na área da saúde”, afirmou.
A diretora da Faculdade de Odontologia e a coordenadora do curso salientaram o tempo de 25 anos de trabalhos conjuntos ininterruptos e, além disso, o grande alcance dos atendimentos, possibilitados pela metodologia de levar os pacientes até a Clínica Extra-Muros. Além do trabalho curativo, os acadêmicos e professores desenvolvem igualmente ações de prevenção na área odontológica.
Na opinião do presidente da Leão XIII, é muito gratificante poder contar com o apoio da UPF. “Trabalhamos com a promoção humana, principalmente junto à criança e ao jovem. Ficamos felizes com esse convênio, pela possibilidade de atendimento desse público”, pontuou Ferrão.
A Assistência Social Diocesana Leão XIII é uma Obra Social da Arquidiocese de Passo Fundo e recebe, diariamente, mais de três mil crianças e jovens carentes, oriundos das vilas periféricas da cidade. O atendimento é prestado através três escolas de convivência e educação infantil, seis centros de apoio socioeducativo em meio aberto e do Centro de Educação Sócio Profissional Leão XIII.