Prefeitos e secretários de saúde da região se reúnem em Passo Fundo

Encontro promovido pela 6ªCRS e Secretaria Estadual de Saúde teve como objetivo orientar novos administradores municipais sobre as políticas públicas de saúde

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Prefeitos e secretários de 62 municípios atendidos pela 6ª Coordenadoria Regional de Saúde (6ªCRS) participaram de um encontro de orientação sobre as políticas de saúde pública do Estado durante a quarta-feira. A atividade contou com a presença do diretor da Secretaria Estadual de Saúde Márcio Slaviero que enfatizou a necessidade de se ampliar os investimentos em atenção básica em saúde, bem como de aumento e descentralização de leitos em Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

Entre os aspectos abordados por Slaviero, a questão orçamentária teve destaque. O diretor explicou que neste ano, o Estado investirá 12% do orçamento na saúde cumprindo o estipulado pela Emenda Constitucional 29. “É a injeção de R$ 1 bilhão no orçamento e precisamos conversar com os municípios porque a execução desses recursos não é somente do Estado. Precisamos montar estratégias e definir planejamento de onde utilizar esses valores”, enfatiza.

Um dos principais focos de investimento é a atenção básica em saúde. “Temos que cuidar com o atendimento em atenção primária que é quando atingimos o indivíduo lá no começo, com as doenças menos graves. É nessa atenção que prevenimos entre 80 e 90% das doenças”, justificou. Segundo ele, se a atenção básica funcionar adequadamente, se evita que muitas demandas cheguem aos hospitais em condições mais difíceis e mais caras de tratamento.

UTI Passo Fundo
Sobre a situação do número de leitos em UTI de Passo Fundo, Slaviero destaca que, embora já se teve uma expansão nos últimos dois anos, tanto adultos, pediátricos e neonatais, ainda é necessário aumentar esse número de leitos. “Passo Fundo é uma referência para todo o norte do Estado. São entre 3 milhões a 3,5 milhões de pessoas que se direcionam para Passo Fundo para média e alta complexidade e leitos intensivos. Precisamos reforçar isso não só em Passo Fundo, mas descentralizar para alguns polos importantes como Santa Rosa, Ijuí e Erechim, e desenvolver leitos com capacidade de resolução”, afirmou. A simples ampliação da oferta de leitos não resolve o problema. A capacitação de equipes multiprofissionais é fundamental para garantir o êxito desses investimentos.

O coordenador da 6ªCRS Luiz Fabrício Scheis destacou que o encontro é fundamental para conscientizar os gestores municipais sobre a importância de conhecer as políticas públicas de saúde para o bom funcionamento desse serviço. Mais de 100 pessoas participaram do encontro.

Gostou? Compartilhe