Um reunião de trabalho entre representantes do Procon Municipal, Balcão do Consumidor (UPF) e Corsan foi realizada nesta semana para troca de informações entre os órgãos com objetivo de melhorar o atendimento aos consumidores de Passo Fundo. O serviço prestado pela companhia é essencial e, além de seguir o Código de Defesa do Consumidor (CDC), precisa observar o regulamento que disciplina a prestação dos serviços públicos de abastecimento de água e esgoto sanitário nas localidades cujos sistemas sejam de responsabilidade da Corsan. Ainda, deve seguir a regulação da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (AGERGS).
O representante da Corsan, Délcio Francisco Zwirtz, informou que muitas vezes os consumidores não vão até o escritório da Companhia na Rua Coronel Chicuta para buscar as informações sobre a conta de água e preferem reclamar diretamente nos meios de comunicação ou nos órgãos de proteção ao consumidor. Ele observou a necessidade de analisar cada caso de forma particular para verificar o que houve na conta do consumidor.
Com relação à segunda via da fatura, foi explicado que a Corsan cobra uma taxa de R$ 3,00 pois a empresa tem um custo com a nova emissão. Foi destacado que os consumidores podem acompanhar toda a situação de consumo através do site da Companhia e, para fazer este acompanhamento, é necessário ter apenas o código do imóvel em mãos.
Sobre o parcelamento de contas vencidas, os representantes da empresa informaram que administrativamente o parcelamento pode ser realizado em até 15 vezes. Acima deste número de parcelas a situação é encaminhada para o departamento comercial. Foi lembrado, ainda, que nas situações de difícil acesso para leitura, a cobrança é feita pela média de consumo.
O projeto Corsan nos Bairros, uma oportunidade de a comunidade ter acesso aos serviços prestados pela companhia, terá a próxima edição no dia 23 de março, das 9h às 16h, na Escola Gervásio Lucas Annes, no bairro Petrópolis.
Participaram da reunião o coordenador do Procon, Rogerio da Silva, e a assessora jurídica Maristela Farinha, além do coordenador do Balcão do Consumidor, Liton Lanes Pilau Sobrinho. Representando a Corsan, estiveram presentes Inelso Scherer Leite, Délcio Francisco Zwirtz e Clairton Vide. Novas reuniões irão acontecer entre Procon, Balcão do Consumidor e Corsan para levar mais informações aos consumidores.