Programa de voluntariado jovem mobiliza estudantes ND

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

152: este foi o número de estudantes, matriculados na 8ª Série do Ensino Fundamental e na 1ª e 2ª Série do Ensino Médio do Colégio Notre Dame, que demonstraram disposição em aceitar o convite do programa de voluntariado jovem “Tribos nas Trilhas da Cidadania”. Realizado em instituições de todo o Rio Grande do Sul, através da Organização Não Governamental Parceiros Voluntários, o programa é uma ação de mobilização social feita por jovens que querem transformar a realidade.

Sensibilizados pelas mazelas do cotidiano, estes estudantes se reuniram, na tarde da última quinta-feira (14), com as monitores disponibilizados pela instituição de ensino para acompanhar o planejamento e as ações voluntárias - a psicopedagoga Daniela Toscani Maciel e o educador Jorge Sides – a fim de dar os primeiros passos nas trilhas cidadãs.

No auditório do Centro de Eventos Notre Dame, os jovens conheceram, em detalhes, o programa endossado pela ONG e puderam ouvir relatos dos “tribeiros” veteranos, que em 2012 atuaram voluntariamente na Casa da Criança de Passo Fundo. A cada novo depoimento emocionado sobre as tardes que foram divididas com as crianças e adolescentes que estão, sob tutela judicial, na entidade de acolhimento, mais certeza sobre o quanto o voluntariado é um motivador do crescimento emocional e de quanto a solidariedade pode ser recompensadora, com seus abraços de peito aberto e sorrisos de amizade sincera. Foram estes depoimentos, também, que convenceram os “calouros” do Programa de Voluntariado Jovem a desenvolver suas ações solidárias junto ao abrigo, por mais um ano.

Afinal, no programa, em que o Colégio Notre Dame participa pela sexta vez, os grupos de jovens optam por seguir umas destas três trilhas: Cultura, Educação para a Paz e Meio Ambiente, a partir do diagnóstico de necessidades da comunidade local e da sua identificação com as causas. A partir de abril, a tribo Notre Dame pretende iniciar as atividades semanais na Casa da Criança. No mês de novembro, o detalhamento das ações voluntárias será apresentado às demais Tribos de todo o estado, no Fórum Social Tribal, que visa a partilha destas experiências de transformação da realidade.

Gostou? Compartilhe