Daqui a uma semana, o papa Francisco visitará seu antecessor Bento XVI. A visita está agendada para o dia 23, no próximo sábado, em Castel Gandolfo – que é a residência oficial dos papas e fica a cerca de 30 quilômetros de Roma. O papa emérito avisou que não ia participar das cerimônias nem missas envolvendo o sucessor e vem cumprindo o que se determinou. Bento XVI renunciou há 16 dias.
Bento XVI renunciou no último dia 28. Desde então até a eleição de Francisco, há três dias, ocorria o chamado sé vacante (período sem papa). Ao decidir pela renúncia, o papa emérito alegou problemas de saúde e idade avançada para renunciar. Atualmente ele mora em Castel Gandolfo, mas aguarda a conclusão das obras de reforma de um mosteiro no Vaticano para se mudar.
A previsão, segundo o Vaticano, é que Bento XVI mude para o mosteiro do Vaticano em 1º de março. Ele seguiu para Castel Gandolfo com alguns objetos pessoais e livros. Mas, segundo informações de religiosos, pretende retomar ao hábito de tocar piano à noite.
Nos três dias que se seguiram à eleição, o papa Francisco mencionou Bento XVI. Ao se dirigir aos fiéis, no dia 13, ele citou o papa emérito. Depois, em mais duas ocasiões, Francisco elogiou a humildade e a sabedoria de Bento XVI.
Com informações da Agência Brasil