Operação Flora intensifica fiscalização ambiental na região

Os primeiros resultados da ação, que coincide com o Dia Internacional da Floresta, celebrado hoje, devem ser conhecidos ainda nesta quinta-feira.

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O comando do 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar iniciou ontem a Operação Flora, com intenção de fiscalizar áreas de desmatamentos, serrarias e olarias, nos municípios de Ciríaco, David Canabarro e Muliterno. São pelo menos 20 policiais equipados com seis viaturas e uma aeronave atuando simultaneamente nas três cidades. Os primeiros resultados da ação, que coincide com o Dia Internacional da Floresta, celebrado hoje, devem ser conhecidos ainda nesta quinta-feira.

Antes do início da fiscalização, os policiais participaram, pela manhã, de uma palestra proferida pelo comandante do 3º Batalhão, major Eliel de Souza Roque. Ele falou sobre a legislação do Novo Código Florestal e artigos específicos da Lei dos Crimes Ambientais. Souza explicou que as cidades foram escolhidas com base em denuncias, por abrigarem importantes  remanescentes da mata atlântica e pelos  os índices de desmatamento e degradação registrados nesses locais.  No mês passado, o Batalhão descobriu, através de denúncia anônima,  a maior área de degradação encontrada pelo órgão, numa única propriedade, nos últimos 10 anos. Dos cerca de 90 hectares de mata atlântica contínua na localidade de Santa Bárbara, interior do município de Muliterno, pelo menos 21 deles já haviam sido destruídas. A devastação incluiu Áreas de Preservação Permanente (APPs), protegidas por lei. Um levantamento apontou que aproximadamente 20% da vegetação mista era de araucárias.



                                                            

Gostou? Compartilhe