Pré-conferência debate os rumos do Hospital Municipal

Médicos começam os trabalhos na próxima semana, e a intenção é reativar a maternidade, além de reafirmar o papel do hospital quanto prestador de serviços na área de saúde mental

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Um diagnóstico da atual situação do hospital municipal César Santos foi apresentado na audiência pública realizada na Câmara de vereadores, na noite de terçça-feira.  A audiência, que serviu como uma Pré- Conferência Municipal de Saúde, buscou apresentar uma radiografia dos principais desafios  que o hospital precisa enfrentar para voltar a atuar como um hospital geral. Esse panorama foi apresentado através de fotografias, que mostravam as deficiências estruturais que a instituição enfrenta e a partir disso as projeções necessárias que estão sendo feitas. Fabiano Bolner, diretor geral do hospital, frisa que a audiência buscou apresentar para a comunidade de Passo Fundo, a realidade do Hospital Municipal em todos os seus aspectos: estrutural, equipamentos, funcionários e finanças. Além disso, a intensão foi apresentar um panorama do que está sendo projetado para que o Hospital atue como um hospital geral e o quanto isso representa em recursos a serem investidos nos próximos anos de governo.

Ainda, segundo Bolner, está sendo feito um projeto arquitetônico, que visa a reforma do Hospital. “Ele está sendo elaborado em parceria com a FEPAM, e seu custo possui uma estimativa inicial em torno dos 12 milhões de reais.”, disse. Além disso, é previsto mais R$5 milhões para compra de equipamento, já para a contratação de médicos é estimado cerca de mais R$400 mil por mês, isso possibilitaria para que pudesse atuar como um hospital geral.

O prefeito Luciano reafirmou o compromisso de investir na reestruturação da instituição. “Na nossa visão, o Hospital Municipal é um paciente que pode ser recuperado. Acreditamos e queremos fazer os investimentos necessários e possíveis para isso”, frisou.

Demandas
Foram definidos cinco pontos a serem levados para a Conferência Municipal de Saúde, e essenciais na implantação na atuação do hospital, são elas:
- Reafirmar o papel do hospital quanto prestador de serviços na área de saúde mental
- Plano de carreira dos servidores
- O papel do hospital na regionalização da saúde
- Necessidade do aumento de repasse de recursos pela prefeitura
- Aproximação das entidades de ensino com o Hospital

Participação
“O mais importante é a participação da sociedade nos debates, para que possamos discutir o papel do hospital, além de sugestões das entidades ligadas à saúde e da população de modo geral,” frisou Bolner. A ideia é que regularmente encontros sejam feitos e que as metas sejam amplamente divulgadas com todos os órgãos que participam.

Novos Médicos
Os 11 novos médicos contratados pela prefeitura começam a atender a partir da próxima semana. O atendimento será destinado ao pronto atendimento adulto, e a intenção é formar uma equipe diversificada que dê suporte às demandas. A reativação da maternidade e a reestruturação do atendimento pediátrico é um desafio importante a ser atingido e também fez parte dos debates da audiência.


Gostou? Compartilhe