Coleta da Solidariedade

A coleta faz parte da Campanha da Fraternidade, que este ano tem como tema ?EURoeFraternidade e Juventude?EUR? e lema ?EURoeEis-me aqui, envia-me?EUR?.

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Em consonância com toda a Igreja do Brasil, a Arquidiocese de Passo Fundo realiza no próximo fim de semana, por ocasião do Domingo de Ramos, a Coleta da Solidariedade. A coleta faz parte da Campanha da Fraternidade, que este ano tem como tema “Fraternidade e Juventude” e lema “Eis-me aqui, envia-me”. A iniciativa, realizada anualmente, consiste na arrecadação de recursos através das coletas realizadas nas celebrações do final de semana. Posteriormente, o valor angariado pela Coleta da Solidariedade se torna o principal recurso formador dos Fundos: Arquidiocesano (50%), Estadual (10%) e Nacional (40%) de Solidariedade.

O Fundo de Solidariedade da Arquidiocese, formado há 13 anos em Passo Fundo, já beneficiou 158 projetos nos 47 municípios que abrange. Anualmente o FDS vem apoiando cerca 15 projetos nas áreas de educação e formação, geração de renda e economia popular solidária, saúde alternativa e preventiva, resgate da dignidade humana, população em situação de exclusão e meio ambiente e reciclagem.

Até agora, já beneficiou mais de 25 mil pessoas, entre mulheres, indígenas, quilombolas, idosos, crianças, adolescentes e jovens, agricultores, assentados, trabalhadores urbanos, desempregados, organizações, movimentos, pastorais, pessoas com deficiência, catadores, recicladores e dependentes químicos.

O fundo é coordenado por um Conselho formado pelo Arcebispo, Coordenador de Pastoral e um representante das Pastorais Sociais, dos beneficiários pelos projetos e da Cáritas. Luiz Costella, membro da coordenação colegiada da Cáritas explica que a coleta tem o objetivo de ser sinal na comunidade, de maneira a envolver e chamar a atenção de que é possível mudar a realidade e construir formas concretas de envolvimento das pessoas e das organizações na solução dos principais problemas sociais. A coleta é realizada em todas as paróquias da Arquidiocese, de modo que todos são chamados a contribuir através dos envelopes disponíveis para a campanha, fazer sua contribuição nas missas do final de semana ou ainda realizar a doação através da conta do FDS – Banco Sicredi, Ag 228 Cc 7.345 – 8

Gostou? Compartilhe