O ano Internacional para a Cooperação pela Água

Uma intensa programação está envolvendo cidadãos de todo o mundo, num esforço planetário para preservar este recurso cada dia mais raro.

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

As atenções de todo o mundo dirigem-se para a água neste mês de março, já que no próximo dia 22 comemora-se o Dia Mundial da Água. No entanto, em 2013 esta atenção ganha um destaque especial, já que a Organização das Nações Unidas (ONU) declarou que estamos no Ano Internacional para a Cooperação pela Água. Este será o ano dedicado a intensificar a conversação entre povos e países para que se amplie, conjuntamente, a conscientização sobre os desafios de gestão e acesso a esse recurso cada vez mais raro – a água potável. Uma intensa programação está envolvendo cidadãos de todo o mundo, num esforço planetário para preservar este recurso cada dia mais raro.

Cenário gaúcho
No Rio Grande do Sul temos um cenário positivo, com 98% da população urbana abastecida por água tratada de qualidade.  Além de uma extensa cobertura, possuímos a dádiva de contar com um precioso patrimônio da humanidade no nosso subterrâneo, o Aquífero Guarani.  No entanto o Estado ainda tem muito a avançar na questão do abastecimento nas zonas rurais e para a agricultura. No último ano, o Rio Grande do Sul enfrentou a pior estiagem das últimas décadas. A falta de chuva, baixou o nível dos rios e exigiu medidas objetivas por parte do poder público e da população. Além dos investimentos demais de R$ 1 bilhão na expansão dos sistemas de água e melhorias operacionais em todo o Estado, a Corsan destinou mais de R$ 8 milhões em medidas de combate a estiagem, viabilizando obras de transposição, perfuração de poços, desassoreamento de barragens, entre outras medidas.
 
Atitudes Sustentáveis
No calendário da Corsan, todos os dias a água é celebrada. É ela o veículo pelo qual esta empresa pública estadual leva saúde e bem-estar a cada gaúcho, em cada uma das 325 cidades em que atua. A Companhia garante que a água entre na sua casa pronta para o consumo e também a recolhe depois de usada, na forma de esgoto. As obras que você observa em sua cidade são a prova de que a Corsan trabalha permanentemente para que cada vez mais pessoas possam acessar esses serviços. Uma parte deste ciclo da água, no entanto, é da responsabilidade de cada um.

Para o diretor-presidente da Corsan, Arnaldo Dutra, no dia em que o mundo homenageia sua fonte de vida, é importante que se realize uma reflexão sobre a relação da sociedade com a água. “Quais as atitudes que tomaremos para tornar o acesso à água potável universal? Como indivíduos, podemos implementar atitudes responsáveis, evitando o desperdício e contribuindo com a destinação correta de nossos resíduos. Como poder público, devemos garantir políticas permanentes de investimentos e práticas sustentáveis. Como sociedade, necessitamos defender que o controle da água não seja submetido aos interesses do capital. A gestão desse bem está diretamente relacionada ao exercício da cidadania e à sobrevivência da humanidade no planeta”, declara Dutra.

Dicas
Pequenos ajustes no nosso dia a dia contribuem para que cada vez mais pessoas possam ter acesso a esse recurso fundamental à vida. Então, sempre é bom que você se ligue nas dicas da Corsan:
- Conserte qualquer vazamento de água;
- Feche bem todas as torneiras, certificando-se de que não há goteiras;
- Elimine a prática de lavar calçadas, quintais ou o carro com mangueira;
- Mantenha a torneira fechada quando não estiver usando a água, como ao lavar a roupa e a louça ou ao escovar os dentes;
- Deixe a roupa acumular e só ligue a máquina de lavar quando estiver cheia;
- Na hora do banho, procure se ensaboar com o chuveiro desligado e tomar banho rápido;
- Antes de lavar pratos e panelas, limpe bem os restos de comida jogando-os no lixo;
- Utilize regador em vez de mangueira para regar as plantas;
- Guarde a água da chuva e regue plantas e jardins sempre de manhã cedo;
- Acostume-se a comparar a leitura do hidrômetro do mês atual com a do mês anterior, para observar a tendência de consumo e fazer ajustes, se necessário;
- Ligue sua residência à rede pública de esgotos.
Nesse esforço planetário para preservar a água, tem trabalho para todos e para cada um. Sua contribuição é fundamental nesse ciclo.

Gostou? Compartilhe