Comdim aprova propostas em pré-conferência

Cerca de 103 mulheres participaram do evento no plenarinho da Câmara de Vereadores.

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Passo Fundo – Comdim realizou na tarde de sexta-feira a pré-conferência temática Saúde da Mulher, que integra atividades preparatórias para a conferência municipal de saúde e das atividades alusivas ao dia Internacional da mulher. Cerca de 103 mulheres participaram do evento no plenarinho da Câmara de Vereadores.

As discussões foram em torno de políticas de saúde integral à mulher, contemplando o contexto social onde vivem, as condições de trabalho, a questão geracional, as mulheres em situação de violência, saúde mental da mulher, mulheres negras, mulher jovem, mulher idosa, mulher gestante, situações de doenças especificas que acometem às mulheres como câncer de colo do útero e de mama, atendimento humanizado e especializado entre outros temas. As participantes fizeram grupos de discussão e formulação de propostas, depois seguiu-se com a plenária para a eleição das 5 propostas prioritárias.

Propostas aprovadas

•    implementação do Centro de Referência à Saúde Integral da Mulher com equipe multidisciplinar;
•    Articulação do município junto ao Estado a ampliação da oferta de consultas, exames e procedimentos com especialistas;
•    Implementação da política integral da saúde da população negra;
•    Implementação de política de saúde para atendimento à mulher vítima de violência prevendo, entre outras ações, a implementação e regulamentação da lei de notificação compulsória e qualificação do profissional de saúde para atendimento especializado;
•    ampliação de atendimento às famílias dos usuários de álcool e outras drogas, com a criação de grupos para acompanhamento e apoio aos familiares, entendendo que especialmente às mulheres são afetadas e necessitam de atenção.  
O relatório da pré-conferência deverá ser enviado até dia 28 de março para a comissão organizadora. Essas 5 propostas serão apresentadas na plenária da Conferência Municipal de Saúde que irá acontecer de 05 a 06 de abril.

Gostou? Compartilhe