Para fazer uma avaliação do processo de implantação da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS em Passo Fundo, o prefeito Luciano Azevedo, vice-prefeito Juliano Roso, secretário de Saúde Luiz Artur Rosa Filho e o diretor do Hospital Municipal Fabiano Bolner, se reuniram neste sábado (23) com o reitor da UFFS, Jaime Giolo. “Estamos determinados a acelerar o processo e dar todo o apoio que a Universidade precisa para se instalar na cidade. Já alugamos as instalações do Seminário Nossa Senhora Aparecida, um investimento de R$ 20 mil mensais, para que a UFFS se instalasse até a definição do local para a sede própria” destacou o prefeito.
Uma comissão especial foi formada na cidade, com representantes do Governo Municipal, do Hospital Dr. César Santos, Hospital São Vicente de Paulo, Hospital da Cidade, da 6ª Coordenadoria Regional de Saúde, da Câmara de Vereadores e da própria UFFS. Desde janeiro, a comissão realiza reuniões semanais. “A Administração Municipal tem participado intensamente das negociações e da comissão que está tratando da instalação da UFFS em Passo Fundo, primeiramente com do curso de Medicina. Vamos tomar todas as medidas cabíveis para que este curso de Medicina se consolide na cidade”, ressaltou o vice-prefeito.
Durante o encontro, foram analisadas áreas para instalação da sede própria da UFFS no município. O reitor disse estar contente com o apoio do Governo Municipal e que pretende iniciar o processo de licitação ainda em 2013. A comissão aguarda a definição do MEC para que o curso de Medicina seja oficializado em Passo Fundo. A previsão é que as aulas comecem no segundo semestre deste ano.