Os alunos do Colégio Estadual Fagundes dos Reis serão os primeiros a participar de um projeto inédito no interior do Rio Grande do Sul. Eles farão parte de um projeto que tem como objetivo obter um perfil alimentar das crianças e jovens de Passo Fundo. Iniciativa da Gastrobese, o programa fará uma avaliação da situação nutricional deste público.
O projeto foi apresentado à direção da escola pela nutricionista Marina da Silva Pereira. Em reunião com a diretora Jucênia Albrecht e a com a vice-diretora Marilde Borges Fortes, a nutricionista apresentou os principais aspectos da pesquisa. Conforme ela, o trabalho a ser desenvolvido na escola beneficiará professores, funcionários, pais e alunos que terão acesso a informações nutricionais através de palestras.
Além disso, será feita uma avaliação com cada aluno. Para isso os estudantes serão avaliados em seu Índice de Massa Corporal (IMC) e também responderão questionário sobre hábitos alimentares. O objetivo é dar início às ações no próximo mês.
Para o médico Carlos Augusto Madalosso, diretor clínico da Gastrobese e coordenador do projeto pioneiro, fazer este tipo de trabalho com alunos é de extrema importância, especialmente porque o Brasil teve um crescimento importante no número de crianças e adolescentes obesos nos últimos 20 anos: o percentual saltou de 4% para 15% durante o período, o que vem preocupando as autoridades brasileiras e os profissionais da medicina, pois a obesidade provoca outras doenças que trazem o comprometimento da qualidade de vida e de saúde das crianças e jovens.
Dados nacionais
De acordo com a pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), realizada em 2011 pelo Ministério da Saúde, a proporção de pessoas acima do peso no Brasil avançou de 42,7%, em 2006, para 48,5%, em 2011. No mesmo período, o percentual de obesos subiu de 11,4% para 15,8%.