Espetáculo divino

O realismo da encenação da morte e ressurreição de Jesus Cristo emocionou o público que lotou a Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida na sexta-feira santa,29

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

 A dedicação de voluntários levou para centenas de pessoas, que lotaram a Catedral Nossa Senhora Aparecida, um show de realismo e emoção. A paixão, morte e a ressurreição de Jesus Cristo foi encenada na sexta-feira santa, por dezenas de pessoas que interpretam a história de mais de 2 mil anos de um dos principais ícones do Cristianismo. O trabalho é realizado pelo oitavo ano consecutivo pelo Movimento de Casais Jovens. Os atores são amadores, atuam em diversas áreas, mas na noite da sexta-feira santa, demonstraram profissionalismo na atuação.

Tudo começa no meio do corredor principal, com Jesus no deserto passando pelas tentações do satanás. O roteiro faz o público interagir, olhar para os lados, já que personagens surgiam do meio do público para compor o enredo. Assim, os olhares ficavam atentos a cada movimento da encenação. Em pouco tempo as crianças saíram do colo dos seus pais, e sentaram-se bem na frente no altar, onde a maior parte das cenas aconteceu. A magia da realidade transmitida pelos atores encantou os olhos dos pequenos fiéis, que aos cochichos, se perguntavam se realmente estavam batendo no ator com os chicotes no momento em que personagem é preso pelos soldados romanos.
Um dos momentos de maior emoção foi a colocação da coroa de espinhos em Jesus pouco antes de ele ser levado pelos soldados romanos até o monte das oliveiras, onde ele é pregado na Cruz. Em seguida, a presença dos três atores crucificados, transmitiu um realismo impressionante, desde a interpretação ao figurino, representando fielmente o sofrimento de Jesus Cristo pregado na Cruz. Os cânticos narravam o momento anterior e posterior a morte de Jesus, contribuindo ainda mais na construção emocional da encenação. A dor de Maria, abraçada ao seu filho, sem vida e coberto de sangue também foi um dos momentos mais emocionantes. A construção da interpretação da história de Cristo se fecha com a sua ressurreição, quando ele surge no meio do público e encontra dois discípulos, representando a sua aparição na cidade de Emaus. Logo depois ele aparece para seus discípulos e sobe ao céu junto com seu pai.

Recursos
Todo o realismo construído pela interpretação dos personagens, unidos aos recursos de iluminação e sonoros, contribuíram para deixar o público hipnotizado diante de um trabalho nada amador. Finalizada a apresentação todo o elenco recebe o grande fruto do seu trabalho: a emoção e o reconhecimento do público.

Novidades
A encenação desse ano contou com três novas cenas, a tentação de Jesus no deserto, a santa ceia e a passagem pela cidade de Emaus. Além disso, os cânticos que fazem parte do roteiro, foram interpretados ao vivo, trazendo ainda mais emoção. Com essas modificações no roteiro, a apresentação que durava em média trinta minutos passou para 1h20min.

MCJ
Criado há mais de 10 anos em Passo Fundo, o Movimento de Casais Jovens, ligado à igreja católica, reúne pelo menos 120 casais na cidade. O grupo realiza encontros semanais para debater temas ligados ao relacionamento, família, assuntos da bíblia e datas religiosas. Pelo menos uma vez por ano, os integrantes participam de um retiro. Para fazer parte do MCJ, o casal precisa ter no mínimo 10 de casamento no religioso e ser convidado por outro integrante. Em Passo Fundo, a sede do movimento está instalada na igreja Matriz da Conceição.

Gostou? Compartilhe