Nesse sábado o comércio foi movimentado e quem deixou para comprar os presentes nesse dia, enfrentou filas e não contou com a mesma variedade de produtos, já que em alguns estabelecimentos as prateleiras estavam praticamente vazias. Lojas de artigos infantis foram um dos principais estabelecimentos que ofereciam promoções, já que as crianças são os principais presenteados nessa data. As projeções feitas pela CDL é que nessa páscoa as vendas sejam 7,5% maiores em relação ao ano interior. O carro chefe de vendas é o chocolate, mas segundo a presidente da CDL Zoila Medeiros, nos últimos anos além do chocolate, bens duráveis como roupas, brinquedos, livros e jogos também estão sendo procurados.
Conforme Zoyla pode-se verificar que ovos com brinquedos são um dos mais procurados para atender a demanda dos presentes infantis. A média de preço tanto dos chocolates ou das peças adquiridos pelo consumidor gira em torno dos R$50 ou R$100. Outra característica é variedade e a qualidade dos produtos disponibilizados pelas lojas. Além dos clássicos chocolates, produtos da linha diet e até chocolates sem lactose foram oferecidos, procurando atender todos os públicos. “Bastante variedade de produtos, não só no chocolate, mas também em roupas, calçados, brinquedos, acessórios e produtos para a casa. Tem bastante variedade disponibilizada pelas lojas, e podemos verificar que a demanda saiu do chocolate e partiu para outra gama de produtos, possibilitando ao consumidor diversidade para que possa fazer a melhor escolha. Outro aspecto interessante é que as pessoas estão investindo mais nessa data em relação a anos anteriores.”
Pagamento
Promoções estão acontecendo com descontos e prazos de pagamento especiais. Uma característica importante desse ano é que o consumidor está procurando um desconto maior com pagamento a vista do que efetuar parcelamentos. “Esse dado é importante, por que deixa a inadimplência estável. Enquanto no Brasil inteiro ela aumenta, aqui em Passo Fundo permanece estável. Verificamos que o consumidor está procurando fazer o pagamento a vista, ou parcelar em duas vezes no máximo”, comenta.
Movimento
Depois das 18h do sábado ainda era possível ver um grande movimento de consumidores atrás de presentes nas redes de supermercados e nas lojas especializadas em doces. Se o consumidor esperava redução do preço dos produtos, percebeu pouca diferença já que os valores permaneciam semelhantes aos do início da semana. Apenas conferiu uma redução substancial na variedade dos ovos de chocolate.
Variedade
Personagens de desenhos animados faziam parte da gama dos ovos de chocolate oferecidos. Produtos com brinquedos, ou ovos dentro de canecas foram o carro chefe que impulsionavam as vendas e conquistavam os olhares daqueles que queriam presentear as crianças. Produtos importados agradavam um público que procurava um produto diferenciado. Os ovos trufados, maciços, com licor e recheados também ganharam espaço com o consumidor que cada vez está com mais interesse em provar produtos diversificados.
Promoções pós Páscoa
Segundo Zoila é possível que ocorram promoções depois da data. Contudo os estabelecimentos trabalham com o cuidado de chegar ao final das vendas, no sábado, com o estoque quase zerado, procurando evitar sobras, principalmente de ovos de páscoa, já que os demais produtos não são específicos da data e podem ser comercializados depois.