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...mas só se houver ciclovia, que apesar de possível ainda é uma realidade distante

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A bicicleta é um meio de transporte eficiente, econômico, saudável e não poluidor. Em Passo Fundo, várias pessoas já a utilizam para ir ao trabalho ou mesmo se exercitar. Apesar de tantos benefícios, utilizar esse meio de transporte é um desafio constante. Falta de respeito dos motoristas para com os ciclistas e a inexistência de ciclovias são os problemas principais. Mas é viável se criar uma faixa exclusiva para os ciclistas em uma cidade com o trânsito tão tumultuado como o de Passo Fundo? A resposta é positiva e isso já está sendo pensado. Por outro lado não é um processo simples e depende de um estudo complexo que envolva todo o trânsito da cidade.

Vanderlei Longhi, mais conhecido como Chico, é o fundador do Pedal da Noite. O grupo reúne cerca de 60 ciclistas que são entusiastas da ciclovia desde 2010. Para eles, mais do que a existência de um espaço específico para aqueles que praticam o ciclismo como hobby, é necessário se criar formas para que as pessoas possam utilizar a bicicleta como meio de transporte. “Tem de permitir que todos possam utilizar. Isso ajudará a diminuir o número de carros nas ruas”, opina Longhi.

Falta de educação
Além de não terem um espaço adequado para poderem circular, os ciclistas enfrentam a falta de respeito de muitos motoristas. Longhi explica que muitas pessoas acham que o ciclista precisa sair da frente dos veículos automotores a qualquer custo. “Eles não podem esperar cinco segundos que uma bicicleta leva para atravessar uma rua em que o motorista quer dobrar. Falta educação dos motoristas para respeitar os ciclistas”, reforça.

É possível!
Para o professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da UPF que trabalha nas disciplinas de Planejamento Urbano, Luiz Roberto Medeiros Gosch, é possível se criar espaços específicos para a circulação dos ciclistas com mais segurança. Ele esclarece que para isso é necessário se pensar nas ciclovias inseridas no contexto geral do trânsito do município, desde o planejamento do transporte público e a utilização das vias de forma adequada. Gosch observa que na Avenida Brasil, por exemplo, o excesso de retornos seria um problema. A diminuição deles poderia permitir que ela assumisse o caráter de via expressa, e também um percurso contínuo para as bicicletas. “A maioria das cidades passam pelo drama de Passo Fundo com o excesso de automóveis. O trânsito não é planejado na mesma velocidade com que os automóveis estão chegando às ruas”, observa.

Projeto
A secretária de Planejamento Ana Paula Wickert concorda que a bicicleta é um importante meio de transporte em cidades com trânsito congestionado e que a implementação do uso como meio de transporte deve acontecer a partir de estudos complexos de mobilidade urbana que envolvem a análise de todo sistema de transporte e trânsito do município. “Neste ano a Seplan irá contratar o Plano de Mobilidade Urbana que terá como objetivo estruturar todo o sistema viário e propor soluções para favorecer a mobilidade, incluindo-se a bicicleta e sistema cicloviário, onde serão avaliados os trajetos de ciclovias para mobilidade e criação de ciclopontos, com empréstimo de bicicletas”, argumenta. O estudo, porém não será aplicado neste ano devido ao grau de complexidade. Por isso a secretaria optou por aguardar a definição das ciclovias dentro do contexto geral de mobilidade urbana.

Alternativa imediata
Ana Paula esclarece que uma alternativa imediata estudada é a criação de ciclofaixas de lazer, que funcionariam aos domingos em um percurso delimitado e sinalizado, com horário definido. “A intenção desta ciclofaixa é incentivar o uso da bicicleta e criar uma opção de lazer gratuita na cidade aos domingos. Em outras cidades brasileiras esse sistema já vem sendo aplicado com grande sucesso e aceitação, porém estamos realizando estudos aprofundados para que quando de sua implantação já tenhamos minimizado os riscos aos ciclistas com estudo da melhor rota e sistema de sinalização”, explica. Além dos projetos a Prefeitura desenvolverá uma campanha de educação para o trânsito onde tanto os motoristas quanto os ciclistas serão sensibilizados sobre as regras de trânsito e convívio pacífico entre os meios de transporte na via.

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