Buscando a articulação com a Cáritas Regional do Rio Grande do Sul e com as outras Cáritas do estado, representantes da entidade em Passo Fundo participaram recentemente do Fórum Estadual da entidade. Realizado em Porto Alegre, o evento avaliou, celebrou e planejou a caminhada da Cáritas no Rio Grande do Sul.
A articulação em rede se faz essencial para o trabalho e desenvolvimento das ações da Cáritas. A entidade, organizada em todo o mundo a partir de instâncias nacionais, regionais e diocesanas, busca sempre integrar todos os envolvidos no trabalho para que, a partir da partilha de experiências e identificação das ações desenvolvidas, seja possível ajudar ainda mais pessoas. Neste sentido, Simone Zanetti, assistente social e membro da coordenação colegiada da Cáritas de Passo Fundo, explica que o Fórum buscou trabalhar especialmente três aspectos: a atualidade da Igreja e os desafios para a Rede Cáritas, os contextos das juventudes e os desafios para a Rede Cáritas e Desafios e Possibilidades do Planejamento para a Rede Cáritas.
A primeira temática proposta foi trabalhada por Frei Wilson Dall’gnol, que refletiu a necessidade de se fazer uma análise de conjuntura no atual contexto social e a importância de cada um se fazer parte dos processos vivenciados. Para ele, a bíblia precisa ser lida de forma a considerar a realidade, transformando a vida das pessoas no espaço e no cotidiano que elas vivem. Já o segundo ponto foi refletido por Taciane Lais da Silva, integrante da Pastoral da Juventude Rural de Porto Alegre. Segundo ela “Não existe uma juventude homogênea, existem várias juventudes, que vivem no campo, na cidade, nas vilas e que buscam trabalho digno, educação, lazer, cultura, e principalmente, ser valorizados como pessoas atuantes na sociedade”.
O último tema, discutido por Marilene Maia, buscou facilitar a construção do planejamento anual das entidades. A assessora destacou que o planejamento não pode ser pesado e precisa ser prático, a fim de atingir a realidade onde atuamos. “O planejamento possui três perspectivas: política, técnica e administrativa”, ressaltou. Entre momentos de formação e aprendizado, os presentes também realizaram o exercício de partilhar o processo de formação dos planejamentos das Cáritas Diocesanas e Arquidiocesanas e de avaliar o atual planejamento da Cáritas Regional.
Para Simone, “o encontro foi um importante momento de reflexão, aprofundamento e partilha, onde cada diocese pôde compartilhar suas atividades e enriquecer o conjunto de ações realizadas pela Cáritas Regional”. O Fórum Regional foi a primeira reunião realizada em 2013 com todas as entidades-membro do Estado. O evento reuniu cerca de 40 pessoas, representantes das Cáritas (Arqui)Diocesanas e Regional do Rio Grande do Sul.