O dia 21 de maio de 2013, na Assembleia Legislativa, será marcado pelo reconhecimento aos 45 anos de existência da Universidade de Passo Fundo. Através de proposta feita pelo deputado estadual, Dr. Basegio (PDT), será realizado um Grande Expediente para homenagear a instituição. O ensino superior foi uma realidade distante, porém almejada, pelos moradores do interior do estado durante um longo período. “Queremos congratular a UPF por sua história e pela implementação do ensino superior em Passo Fundo. Ela é pioneira em diversas áreas do conhecimento, já formou mais de 63 mil profissionais e é um significativo fator de desenvolvimento de toda a região”, justificou o deputado.
Com os alicerces no ensino, pesquisa e na extensão, a UPF atende às necessidades das comunidades dos municípios onde atua. São 06 campi instalados na região, 22 mil alunos matriculados, 59 cursos de graduação, 79 de especialização e 101 municípios atingidos na área onde trabalha. Atualmente, sob o comando do reitor José Carlos Carles de Souza, a universidade é referencia no ensino superior regional. Na década de 50, quando foram dados os primeiros passos para a consolidação da UPF, a comunidade não imaginava o quanto a instituição iria contribuir para o desenvolvimento regional.
A Universidade de Passo Fundo possibilita que moradores da região não necessitem deslocar-se até outros centros para poderem conquistar o diploma. O Grande Expediente em homenagem à UPF irá acontecer no dia 21 de maio, às 14 horas no Plenário 20 de Setembro da Assembleia Legislativa.