Coordenadoria recebe cinco mil caixas de Tamiflu

Encontro com representantes dos municípios da região de abrangência da 6ª CRS abordou a forma de distribuição do medicamento

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Na tarde desta terça-feira aconteceu encontro entre os 62 municípios de abrangência da 6ª Coordenadoria Regional de Saúde (VRS). A reunião teve como objetivo trabalhar com a campanha de vacinação da influenza, e também com a vigilância da gripe. Para isso, os técnicos dos municípios participantes receberam informação para a operacionalização da campanha.

Dentre os assuntos discutidos estavam as estratégias, metas populacionais e objetivos propostos. Além disso, foram discutidos aspectos relevantes sobre a influenza, tais como a utilização do Tamiflu no tratamento da doença. Na oportunidade foi passada a orientação sobre a coleta de secreção nasal para pesquisa da influenza em pacientes com síndrome respiratória aguda e como proceder na investigação dos casos mais graves. No encontro t os técnicos também receberam informações com os dados sobre a campanha da influenza do ano passado.

Este ano a campanha nacional de vacinação será realizada de 15 a 26 de abril, sendo dia 20, sábado, o dia em que todos os postos estarão abertos para vacinação, no que será o Dia “D” da campanha. O encontro serviu ainda para informar aos representantes dos municípios que a 6ªCRS recebeu cinco mil tratamentos de Tamiflu e sua meta e atingir 165 mil pessoas.

As orientações foram passadas pelos enfermeiros Gilberto Santetti, da Vigilância Epidemiológica e pela enfermeira Maria de Lurdes Marques, do Programa de imunização.

Seminário Estadual de Influenza

O Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) participou no dia 21 de março do Seminário Estadual de Influenza em Porto Alegre. O evento foi realizado pela Secretaria Estadual de Saúde, através do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS). Mais de 500 pessoas participaram do encontro, onde o HSVP esteve representado pela enfermeira do Núcleo de Vigilância Epidemiológica (NVE), Daiane Trentin e pelo enfermeiro da Emergência, Renado Garcia.

O Seminário abordou as estratégias de combate e enfrentamento da Influenza no estado. Para compartilhar as medidas adotadas no Rio Grande do Sul, o evento recebeu representantes do Ministério da Saúde, técnicos do CEVS e do Laboratório Central do RS (Lacen). Do exterior, veio o pesquisador do Instituto Fogarty International Center, Wladimir Alonso.

Segundo a enfermeira do NVE, Daiane Trentin, é sempre importante os profissionais se atualizarem para reforçar as estratégias de prevenção das Influenzas. “É importante, que assim como nos outros anos, as pessoas adotem as mesmas medidas de prevenção. Entre elas é importante destacar a proteção da boca e nariz ao tossir e espirrar, cobrindo-a preferencialmente com a dobra do cotovelo, evitando o uso das mãos. Essa medida é importante, pois o vírus ao ser expelido pode depositar-se em alguma superfície onde ainda sobrevive por um período de tempo. Caso uma pessoa venha a ter contato com essa área e depois toque olhos ou a boca pode vir a contaminar-se. Também é importante ressaltar a importância em lavar as mãos com frequência, com água e sabão ou utilizando álcool em gel, assim como evitar locais com aglomeração de pessoas se estiver com os sintomas”, evidenciou.

 

Gostou? Compartilhe