O Conselho do Fundo de Solidariedade (FDS) da Arquidiocese de Passo Fundo realizou na última semana uma reunião de avaliação que resultou no apoio de cinco projetos comunitários. Com a aprovação destes, o Fundo chega à marca de 163 projetos apoiados desde seu início, em 2000.
As iniciativas, que devem beneficiar juntas mais de 800 pessoas, apoiam indiretamente as comunidades de Carazinho, Passo Fundo, Ronda Alta, Santo Antônio do Palma, Marau, Itapuca, Tio Hugo, São Domingos, Nicolau Vergueiro, Três Arroios, São João da Urtiga, Sananduva, Ibiraiaras, Santo Antônio do Planalto, Vanini, Tapejara e Casca.
O projeto “Esporte e Integração”, desenvolvido pelo Patronato Santo Antônio, em Carazinho, quer transformar o esporte em caminho para o crescimento humano e espiritual de 130 crianças e adolescentes entre 06 e 17 anos em situação de vulnerabilidade social. O Fundo deve apoiar a instituição na aquisição de materiais para práticas esportivas, como bolas, redes, coletes, cones e luvas.
Já o “15 anos construindo outras formas de abastecimento”, visa proporcionar a comemoração dos 15 anos de consolidação da Feira Ecológica, em Passo Fundo, que abrange hoje 70 famílias de produtores de diversas famílias da região e mais de 600 consumidores. Entre as atividades propostas estão a substituição de sacolas plásticas por retornáveis, incentivo para maior utilização de alimentos saudáveis pela população e materiais informativos e de divulgação.
Desenvolvida pela Pastoral da Juventude da Arquidiocese de Passo Fundo, a iniciativa “Missões Jovens 2013/2014” prevê o auxílio para a realização da atividade que neste e no próximo ano, ocorrerá em Passo Fundo. A proposta, que é trabalhada em forma de processo, consiste na realização de dois encontros anuais com cerca de 80 jovens e das missões, que incluem visitas a mais de 300 famílias locais.
O quarto projeto apoiado na ocasião – “Traçando Kaingáng”, beneficia o Centro Cultural Kanhgág Jãre, na Terra Indígena da Serrinha, em Ronda Alta. Os recursos permitirão adquirir materiais e instrumentos necessários à prática da tecelagem, a fim de possibilitar a confecção de telas e vestuário com grafismos Kaingáng por um grupo de 12 adolescentes.
Finalmente, a quinta ação aprovada pelo conselho do FDS, o projeto “Doces Sabores”, foi proposta por um grupo de três famílias, moradoras do Bairro São Cristóvão, em Passo Fundo. A ideia busca gerar e ampliar renda para os integrantes através da produção de produtos caseiros como bolachas, bolos, pães e cucas, de forma que o fundo apoiará na aquisição de um forno, uma sovadeira e um cilindro.
Segundo Luiz Costella, membro da coordenação da Cáritas Arquidiocesana (instituição que administra o Fundo), “os projetos aprovados nesta reunião devem ser entregues nas próximas semanas aos grupos beneficiados, permitindo que todos tenham acesso o mais breve possível aos recursos e comecem a colocar as ideias propostas em prática”.