A IX Conferência Municipal de Saúde encerrou neste sábado com a aprovação de mais de 200 propostas que irão nortear a elaboração do Plano Municipal de Saúde. O evento, promovido pela Prefeitura de Passo Fundo, através do Conselho Municipal de Saúde e da Secretaria da Saúde, reuniu cerca de 300 pessoas, incluindo usuários, servidores, gestores e público em geral. Os debates envolveram 13 eixos temáticos e serviram para discutir políticas que qualifiquem a saúde pública no município.
A partir de agora, a equipe técnica da Secretaria da Saúde utilizará as diretrizes para subsidiar a elaboração do Plano Municipal. “Com base nessas propostas, o Plano irá apontar os rumos da saúde nos próximos quatro anos”, destacou a coordenadora de Promoção em Saúde e integrante da Comissão Organizadora da Conferência, Eliana Bortolon. Ele observa que, depois de elaborado pela Secretaria, o Plano ainda deverá ser aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde.
Satisfeito com a mobilização da comunidade, o secretário municipal de Saúde, Luiz Artur Rosa Filho, destacou a importância da participação da população no acompanhamento da gestão pública. “O controle social deve ser valorizado. Agora, temos o compromisso de usar esse importante subsídio para a elaboração do Plano”, enfatizou.