Promover a cultura alemã através do cultivo das tradições, do idioma e da música é o objetivo da Associação Sociocultural Alemã de Passo Fundo. A nova formatação jurídica e composição da diretoria da entidade foram apresentadas na noite desta segunda-feira em Passo Fundo. A diretoria é presidida por Liselote Bratz Reinehr e tem como vice-presidente, Nelga Bohn, Aschley Meyer, como secretária e Hildo Wollman como tesoureiro, além dos integrantes do conselho fiscal e suplentes.
Segundo a presidente, Liselote Bratz Reinehr, a Associação Sociocultural Alemã foi criada para substituir a Associação Cultural Alemã, desativada juridicamente há alguns anos. Atualmente com cerca de 30 associados, a entidade busca promover o cultivo da cultura alemã, disponibilizando cursos do idioma, eventos e atividades artísticas. “O nosso objetivo é repassar às futuras gerações as tradições, cultivar os costumes, perpetuar a nossa história e os valores ligados aos nossos antepassados”, disse Liselote.
Além das reuniões semanais da diretoria, realizadas nas segundas-feiras às 19h30 na sala de reuniões da Rádio Planalto, outras expressões culturais também são resgatadas pela Associação, tais como os eventos de promoção da culinária típica, participação da Semana Municipal das Etnias e o tradicional baile típico realizado anualmente no mês de março. Aos domingos, a etnia também possui desde 2008 na Rádio Planalto o programa Onda Cultural Teuto-brasileira de Rádio, apresentado às 13 horas pelo representante comercial aposentado, Jacob Inácio Reichert. A programação conta com música alemã, entrevistas e outras informações sobre a história da imigração no Brasil. Aos associados, a entidade oferece aulas gratuitas de alemão sempre nas quartas-feiras às 19h30, também na Rádio Planalto, e nas quintas-feiras no mesmo horário, acontece os ensaios do Coral Alemão.
Liselote explica que a Associação é aberta a participação de qualquer pessoa, independente da condição étnica, desde que tenha identificação com a cultura alemã. A mensalidade, por família, é de R$ 10. As aulas de alemão são gratuitas e as inscrições para a turma de iniciantes estão abertas. Para participar do Coral, o custo é de R$ 30 por mês. Mais informações pelo telefone 3317-3630.
Colonização alemã
Em Passo Fundo, a colônia alemã influenciou fortemente diversos setores. Jacob Inácio Reichert, descendente alemão, conta que o município já sediou grandes indústrias de origem alemã, como a cervejaria Brahma e a multinacional Gerdau. “É inegável a grande contribuição da etnia no município”, disse Reichert. Outra referência alemã é a educação. As irmãs da Congregação Notre Dame, também imigrantes alemãs, chegaram ao município com a missão de evangelizar e promover educação.
O primeiro estrangeiro a fixar-se em Passo fundo foi um alemão. Johann Adam Schell, mais conhecido por Adão Schell. Em 1913 um grupo de alemães e seus descendentes fundaram em Passo Fundo a Deutscheverein (sociedade alemã), que em 1938, após declaração da Guerra do Brasil à Alemanha, adotou a denominação de Clube Recreativo Juvenil.