Dentro da programação do 2º Seminário Nacional de Inclusão Digital (Senid) os Núcleos de Tecnologia Educacional (NTE) expuseram seus projetos de alfabetização e acesso a cultura digital de alunos e professores. O workshop contou com a participação dos 30 NTEs na tarde de terça-feira (9). Os relatos destacaram os estudos e as possibilidades de aprendizagem com o uso do laptop como recurso pedagógico, a cooperação em sala de aula, a interação entre a escola e a cultura digital, as práticas de projetos do ensino politécnico, a educomunicação ligada a formação global dos alunos e a utilização das redes sociais. Segundo a coordenadora do NTE/7ª CRE, Rose Stangler, o encontro serve para disseminar e aproximar os trabalhos desenvolvidos em cada núcleo e visa a melhoria da utilização dos equipamentos oferecidos pelo Estado. “Hoje temos mais de 80 pessoas nesse encontro que serão multiplicadores dos conhecimentos divididos nas palestras e isso favorece a formação de professores e o trabalho concreto com os alunos”, afirmou.
Ações como intercâmbio cultural virtual apresentado pela 14ª CRE, uma integração entre alunos da Escola Madre Catarina Lépori de Santo Ângelo e alunos de Ruanda na África. O projeto “Kivu Brasil Rwanda” iniciou em setembro de 2012 e aborda alunos da 7ª série, porém através de tópicos de pesquisa sugeridos pelos alunos e pelo espaço do blog acabou englobando a experiência em toda a escola. “Cada professor em sala de aula trabalha a história, costumes, cultura, filmes relacionados e montamos esse blog em parceria para os alunos se comunicarem. E quando mostramos o blog, ou quando realizamos videoconferência toda a escola participa”, disse a assessora do NTE/14ª CRE, Aline Madrid. O trabalho colaborativo na escola que faz parte do Programa Província de São Pedro, programa que entre as principais ações visa entregar um netbook por aluno, é acompanhado pela mediação do NTE e já obtém resultados como a exploração e compreensão da língua inglesa, maior participação em trabalhos em grupo e a didática transdisciplinar e interdisciplinar utilizada pelos professores.
Para Malu Pinto, coordenadora do Programa Província de São Pedro, o encontro faz parte da construção de fóruns permanentes de discussão de políticas educacionais e tecnologias. “Esse espaço de discussão é importante, onde todos os professores precisam se apropriar desse conhecimento. E nós queremos fortalecer os NTEs, aqui vemos as apresentações de trabalhos importantes e o contato próximo com as CREs, assim eles vão se tornando um elemento pedagógico a serviço do cotidiano escolar”, concluiu. A próxima atividade do Província de São Pedro é a entrega de 22 mil tablets para os professores da rede estadual. A entrega em Passo Fundo ocorre dia 15, a partir das 8h no Auditório B5 (Iceg) da UPF.