Convênio garante recursos para pequenas empresas

Ações pretendem impulsionar a Economia Solidária e as pequenas empresas do município

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A valorização do setor da Economia Solidária em Passo Fundo e a importância do microcrédito foram foco do encontro de Interiorização da Secretaria Estadual da Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa, com a Prefeitura, realizado na tarde desta segunda-feira, 15, no auditório da Acisa. O prefeito Luciano Azevedo, o secretário de Estado da Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa, Maurício Dziedricki, e o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Carlos Eduardo Silva, reafirmaram a parceria que traz importantes recursos para a economia passo-fundense, através da renovação do credenciamento da Prefeitura para atuar no Programa Gaúcho de Microcrédito, como prestadora de serviços na operacionalização da contratação, concessão e cobrança administrativa de microcrédito e outros produtos relacionados, na cidade.

Na ocasião, o prefeito ressaltou a relevância dada pelo governo municipal às questões sociais e ao desenvolvimento local. “Este é um programa que já vem ajudando a economia da cidade e queremos que mais pessoas sejam beneficiadas”, disse Luciano. Entre os meses de outubro a dezembro de 2012, 56 operações deste tipo foram realizadas na cidade. Neste ano, somente entre janeiro a março, já foram confirmadas 78 operações. “Nosso desafio é tornar este programa ainda mais conhecido e melhor aproveitado”, complementou o prefeito.

Segundo o secretário de Desenvolvimento, este microcrédito, oferecido em parceria com os municípios, oferece formas de os microempreendedores se manterem em suas cidades, tirarem seus sustentos e, futuramente, terem formas de formalizar seus negócios. Já o secretário de Estado destacou que são mais chances da permanência de recursos estaduais nos municípios. “Temos certeza que esta ação oferece um novo rito de crescimento para Passo Fundo”, afirmou Carlos Eduardo. A entrega formal de cheques feita a microempreendedores passo-fundenses durante o evento simbolizou os processos de microcrédito que vêm sendo realizados na cidade.

Polo da Cadeia Binacional do PET
O Município e o Estado também assinaram ontem o protocolo de intenções, com o objetivo de ajustar ações a serem desenvolvidas pra estruturação da Cadeia Binacional do PET, tornando Passo Fundo um dos polos do Estado neste projeto. Agora, o município estará conveniado à Estruturação da Cadeia Solidária Binacional do PET, que visa o beneficiamento de garrafas PET, onde o Estado envia esforços para aquisição de máquinas e equipamentos necessários para implantação de pólos de beneficiamento de matérias-primas recicláveis, entre outras ações.

A cidade deverá oferecer um terreno e construir um galpão para a realização deste trabalho, enquanto a Secretaria Estadual da Economia Solidária fornecerá o maquinário e organizará a formação de cooperativas e capacitação de catadores que irão atuar nesta nova maneira de encaminhar o material obtido pelas garrafas recicláveis. “Ofereceremos mais dignidade e novas formas e renda para os catadores”, destacou o secretário municipal de Desenvolvimento.

Gostou? Compartilhe